Práticas educativas e equidade étnico-racial no Ensino Superior: apoio pedagógico ao cotista em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1408Resumo
Busca-se entender, neste artigo, como ocorre a inter-relação entre práticas educativas, equidade étnico-racial no ensino superior e apoio pedagógico de graduandos cotistas PPI, em um contexto pandêmico? No plano geral, objetiva articular a questão da equidade étnico-racial no ensino superior com o apoio educacional e pedagógico. Especificamente, visa compreender a correlação entre procedimentos de ensinar e de estudar, aprender e pesquisar, em uma conjuntura de pandemia. A dialética materialista, sobretudo da práxis humana, torna-se referência na compreensão de ações dinâmicas, interativas e contraditórias no âmbito acadêmico. Os resultados apontam: i) dificuldades de falar sobre a falta de equidade étnico-racial no ensino superior; ii) obstáculos da vida universitária; iii) fatores interferentes no desempenho acadêmico; iv) relatos de racismo como um fator limitante na experiência desse cotista. Por fim, sugere-se a aplicação de uma rede de apoio e oficinas para auxiliar na transformação de realidades estudantis e pretende-se contribuir com a equidade étnico-racial no ensino superior.Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. (Coleção Feminismos Plurais).
BALLESTRIN, Luciana. A América latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, mai./ago.2013, p. 89-117.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. São Paulo, 2002.196 p. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, USP, 2002.
BENTO, Maria Aparecida Silva; CARONE, Iray. Psicologia Social do Racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
BRASIL; CNE. Resolução nº 1, de 17 de julho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana [...]. MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.
BRASIL. IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça. 4ª ed., 2011. 39 p.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_10639_09012003.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 21 jan. 2021.
BRUNO, Jéssica S. Racismo epistêmico, tensionamentos e desafios à Universidade. Revista Nós - Cultura, Estética e Linguagens, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 34-61, 2019.
CHARON, Joel M. Sociologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Sílvio Romero e a “ideia das três raças”: uma hermenêutica do nacional a partir da categoria miscigenação. Revista Cronos, Natal, v. 7, n. 1, p. 135-149, jan./jun. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3193/2583. Acesso em 28 abr. 2021.
DIMENSTEIN, Magda et al. Gênero na perspectiva decolonial: revisão integrativa no cenário latino-americano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 3, e61905, 2020.
FIGUEIREDO, Patrícia. Índice de suicídio entre jovens e adolescentes negros cresce e é 45% maior do que entre brancos. G1 Ciência e Saúde, 21/05/2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/05/21/indice-de-suicidio-entre-jovens-e-adolescentes-negros-cresce-e-e-45percent-maior-do-que-entre-brancos.ghtml. Acesso em: 25 jan. 2021.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: GAMBOA, Silvio Sánchez; SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 8. ed., São Paulo: Cortez, 2013.
GONÇALVES, Luiz Alberto; SILVA, Petronília Beatriz G. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, n.15, p.134-158, set./dez. 2000.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2017. Características gerais dos moradores 2012-2016. Disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101377_informativo.pdf. Acesso em: 01 mai. 2021.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: 1976.
MONTEIRO, Filipe Pinto. O “racialista vacilante”: Nina Rodrigues e seus estudos sobre antropologia cultural e psicologia das multidões (1880-1906). Topoi, Rio de Janeiro, v. 21, n.43, p. 193-215, jan./abr. 2020.
RETRATOS. A revista do IBGE. Somos todos Iguais: o que dizem as estatísticas. Rio de Janeiro: IBGE, CCS, 2018, n. 11, maio 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=72929&view=detalhes. Acesso em: 01 set. 2020.
SAMPAIO, Rita Karina N.; BARIANI, Isabel Cristina D. Procrastinação acadêmica: um estudo exploratório. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 2, n. 2, p. 242-262, dez. 2011.
SAMPIERI, Roberto H. Metodologia de pesquisa. 5. ed., Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Antônio Neto Ferreira dos. Transformar modos de ser, estar e viver de graduando cotista PPI: atendimento pedagógico aos que estão na condição de risco acadêmico. Projeto de ensino de nº 1255, aprovado no Edital PROGRAD Nº 4/2020. Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, 2020.
SANTOS, Antônio Neto Ferreira dos. Atitude de estudar como prática social no ambiente universitário: realidade empírica e concreta de graduandos. 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.303. Acesso em 10 abr. 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução nº 15/2019. Uberlândia, 2009. Disponível em:
http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONSUN-2009-15.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Pró-reitoria de Graduação. Diretoria de Controle Acadêmico. Tabelas: cópia de dados de graduandos – MGA e integralização curricular. Uberlândia, 2015. Não publicado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Relatório de Gestão 2019. Uberlândia: UFU, 2020. Disponível em: http://comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/noticia/anexo_relatorio_de_gestao_2019_versao_final_e_contas_.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho de Graduação. Resolução nº 7/2020. Uberlândia, 2020. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2020-7.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.