Práticas educativas e equidade étnico-racial no Ensino Superior: apoio pedagógico ao cotista em tempos pandêmicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1408

Abstract

Busca-se entender, neste artigo, como ocorre a inter-relação entre práticas educativas, equidade étnico-racial no ensino superior e apoio pedagógico de graduandos cotistas PPI, em um contexto pandêmico? No plano geral, objetiva articular a questão da equidade étnico-racial no ensino superior com o apoio educacional e pedagógico. Especificamente, visa compreender a correlação entre procedimentos de ensinar e de estudar, aprender e pesquisar, em uma conjuntura de pandemia. A dialética materialista, sobretudo da práxis humana, torna-se referência na compreensão de ações dinâmicas, interativas e contraditórias no âmbito acadêmico. Os resultados apontam: i) dificuldades de falar sobre a falta de equidade étnico-racial no ensino superior; ii) obstáculos da vida universitária; iii) fatores interferentes no desempenho acadêmico; iv) relatos de racismo como um fator limitante na experiência desse cotista. Por fim, sugere-se a aplicação de uma rede de apoio e oficinas para auxiliar na transformação de realidades estudantis e pretende-se contribuir com a equidade étnico-racial no ensino superior.

Author Biographies

Antônio Neto Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com período sanduíche na Universidade de Coimbra; Mestrado em Educação (PPGED/UFU) e Graduação em Pedagogia - Habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Inspeção Escolar e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - , pela Faculdade de Educação da UFU. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da UFU, atuando na Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE) da Diretoria de Inclusão Promoção e Assistência Estudantil (DIRES) da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Saberes e Práticas Educativas, Políticas e Gestão de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas com os respectivos temas: Educação Superior: Didática Geral, Estágio Supervisionando, Prática de Ensino, Formação de Professores, Gestão e Política Educacional, Educação Ambiental, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Orientação Educacional e Pedagógica e Planejamento de Estudos. Educação Básica: Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica; Ciências: ensino, estudo, pesquisa e projetos de Educação Ambiental.

Amanda de Souza Marques, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Thamires Luana Silva Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Extensionista no Acolhidas, projeto de extensão vinculado ao ESAJUP que busca o combate e a prevenção da violência de gênero na Universidade, e na Clínica de enfrentamento ao trabalho escravo (UFU). Bolsista no projeto de ensino do programa de graduação PBG, “IgualUFU - Transformar modos de ser, estar e viver de graduandos: pretos, pardos e indígenas”. Pesquisadora na modalidade Iniciação Científica (PIVIC), com a temática "Reflexos do racismo científico do século XIX no sistema judiciário brasileiro atual". 

References

ALMEIDA, Silvio Luiz. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. (Coleção Feminismos Plurais).

BALLESTRIN, Luciana. A América latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, mai./ago.2013, p. 89-117.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. São Paulo, 2002.196 p. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, USP, 2002.

BENTO, Maria Aparecida Silva; CARONE, Iray. Psicologia Social do Racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

BRASIL; CNE. Resolução nº 1, de 17 de julho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana [...]. MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.

BRASIL. IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça. 4ª ed., 2011. 39 p.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_10639_09012003.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 21 jan. 2021.

BRUNO, Jéssica S. Racismo epistêmico, tensionamentos e desafios à Universidade. Revista Nós - Cultura, Estética e Linguagens, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 34-61, 2019.

CHARON, Joel M. Sociologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Sílvio Romero e a “ideia das três raças”: uma hermenêutica do nacional a partir da categoria miscigenação. Revista Cronos, Natal, v. 7, n. 1, p. 135-149, jan./jun. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/3193/2583. Acesso em 28 abr. 2021.

DIMENSTEIN, Magda et al. Gênero na perspectiva decolonial: revisão integrativa no cenário latino-americano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 3, e61905, 2020.

FIGUEIREDO, Patrícia. Índice de suicídio entre jovens e adolescentes negros cresce e é 45% maior do que entre brancos. G1 Ciência e Saúde, 21/05/2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/05/21/indice-de-suicidio-entre-jovens-e-adolescentes-negros-cresce-e-e-45percent-maior-do-que-entre-brancos.ghtml. Acesso em: 25 jan. 2021.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: GAMBOA, Silvio Sánchez; SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 8. ed., São Paulo: Cortez, 2013.

GONÇALVES, Luiz Alberto; SILVA, Petronília Beatriz G. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, n.15, p.134-158, set./dez. 2000.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2017. Características gerais dos moradores 2012-2016. Disponível em:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101377_informativo.pdf. Acesso em: 01 mai. 2021.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: 1976.

MONTEIRO, Filipe Pinto. O “racialista vacilante”: Nina Rodrigues e seus estudos sobre antropologia cultural e psicologia das multidões (1880-1906). Topoi, Rio de Janeiro, v. 21, n.43, p. 193-215, jan./abr. 2020.

RETRATOS. A revista do IBGE. Somos todos Iguais: o que dizem as estatísticas. Rio de Janeiro: IBGE, CCS, 2018, n. 11, maio 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=72929&view=detalhes. Acesso em: 01 set. 2020.

SAMPAIO, Rita Karina N.; BARIANI, Isabel Cristina D. Procrastinação acadêmica: um estudo exploratório. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 2, n. 2, p. 242-262, dez. 2011.

SAMPIERI, Roberto H. Metodologia de pesquisa. 5. ed., Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Antônio Neto Ferreira dos. Transformar modos de ser, estar e viver de graduando cotista PPI: atendimento pedagógico aos que estão na condição de risco acadêmico. Projeto de ensino de nº 1255, aprovado no Edital PROGRAD Nº 4/2020. Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, 2020.

SANTOS, Antônio Neto Ferreira dos. Atitude de estudar como prática social no ambiente universitário: realidade empírica e concreta de graduandos. 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.303. Acesso em 10 abr. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução nº 15/2019. Uberlândia, 2009. Disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONSUN-2009-15.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Pró-reitoria de Graduação. Diretoria de Controle Acadêmico. Tabelas: cópia de dados de graduandos – MGA e integralização curricular. Uberlândia, 2015. Não publicado.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Relatório de Gestão 2019. Uberlândia: UFU, 2020. Disponível em: http://comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/noticia/anexo_relatorio_de_gestao_2019_versao_final_e_contas_.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho de Graduação. Resolução nº 7/2020. Uberlândia, 2020. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2020-7.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

Published

2024-07-05

How to Cite

SANTOS, A. N. F. dos; MARQUES, A. de S.; NASCIMENTO, T. L. S. Práticas educativas e equidade étnico-racial no Ensino Superior: apoio pedagógico ao cotista em tempos pandêmicos. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–21, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1408. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1408. Acesso em: 24 nov. 2024.