Alguns aspectos históricos da Geometria e do Desenho Geométrico na formação de professores

Autores

  • Lailson dos Reis Pereira Lopes Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) https://orcid.org/0000-0002-2275-5047
  • Ana Lúcia Manrique Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Josué Antunes de Macedo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) https://orcid.org/0000-0001-7737-7509

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1429

Resumo

Neste artigo apresenta-se um recorte da análise de dados de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática, bibliográfica e do tipo estado do conhecimento, guiada pela questão: quais são as contribuições das disciplinas específicas do ramo de Geometria, dos cursos de licenciatura em Matemática, na formação do futuro professor na abordagem dos conteúdos matemáticos a serem ensinados na educação básica? Como resultado foi identificado que um dos primeiros registros do ensino de Geometria no Brasil data do século XIX e visava o desenvolvimento de habilidades para a inserção profissional. Segundo o Parecer 295/1962, que trata do Currículo Mínimo para formação de professores de Matemática, no que se refere ao ramo de Geometria deveriam ser abordados: Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Geometria Analítica. De acordo com o Parecer n. 1.302 / 2001, o currículo da licenciatura em Matemática deve incluir na área da Geometria: Fundamentos da Geometria e Geometria Analítica.

Biografia do Autor

Lailson dos Reis Pereira Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Professor do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com atuação em cursos presenciais e à distância. Membro do conselho editorial da revista Educação Matemática Debate.

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) e Mestre em Ensino de Matemática, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq). É Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq. Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2015-2017). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022). 

Josué Antunes de Macedo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas, Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros, Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e em Física pela Universidade Iguaçú. Ex-Professor da Universidade Estadual de Montes Claros.  Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Unimontes. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Lopes, L. dos R. P., Manrique, A. L., & Macedo, J. A. de. (2021). Alguns aspectos históricos da Geometria e do Desenho Geométrico na formação de professores. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1429