Alguns aspectos históricos da Geometria e do Desenho Geométrico na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1429Resumo
Neste artigo apresenta-se um recorte da análise de dados de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática, bibliográfica e do tipo estado do conhecimento, guiada pela questão: quais são as contribuições das disciplinas específicas do ramo de Geometria, dos cursos de licenciatura em Matemática, na formação do futuro professor na abordagem dos conteúdos matemáticos a serem ensinados na educação básica? Como resultado foi identificado que um dos primeiros registros do ensino de Geometria no Brasil data do século XIX e visava o desenvolvimento de habilidades para a inserção profissional. Segundo o Parecer 295/1962, que trata do Currículo Mínimo para formação de professores de Matemática, no que se refere ao ramo de Geometria deveriam ser abordados: Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Geometria Analítica. De acordo com o Parecer n. 1.302 / 2001, o currículo da licenciatura em Matemática deve incluir na área da Geometria: Fundamentos da Geometria e Geometria Analítica.Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag et al. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 27, p.94-108, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xzRGKxDRJ6XS4ZXxLnBTkFL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 10 fev. 2021.
ANDRADE, José Antônio Araújo; NACARATO, Adair Mendes. Tendências Didático-pedagógicas para o Ensino de Geometria. In: 27ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu, 2004. Anais... Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em: 20 maio. 2020.
ANDRADE, José Antônio Araújo; NACARATO, Adair Mendes. Tendências Didático-pedagógicas para o Ensino de Geometria: um olhar sobre os trabalhos apresentados nos ENEM’s. Educação Matemática em Revista. Recife, ano 11, n. 17, p. 61-70, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.
BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Disponível em https://histedbrnovo.fe.unicamp.br/pf-histedbr/lei_15-10-1827.pdf. Acesso em 10 fev. 2021.
BRASIL. Regulamento ao Asylo de Meninos Desvalidos. Decreto n. 8.910 de 1883. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-8910-17-marco-1883-544329-publicacaooriginal-55394-pe.html. Acesso em 01 fev. 2021.
BRASIL. Decreto nº. 18.564 de 15 de janeiro de 1929. Altera a seriação do curso do ensino secundario no Collegio Pedro II. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-18564-15-janeiro-1929-502422-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 01 fev. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei 4024, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em 01 fev. 2021.
BRASIL, Conselho Federal de Educação. Parecer nº 295/62. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. XXXIX, jan./mar. 1963.
BRASIL. Decreto-Lei n. 464, de 11 de fevereiro de 1969. Art 19. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del0464.htm. Acesso em 01 abr. 2020.
BRASIL. Lei 5692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo grau. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-norma-pl.html. Acesso em 01 fev. 2021.
BRASIL. Constituição (1988): Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação, 2021. 596 p.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96, versão atualizada pela Lei nº 14.164, de 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em 01 fev. 2021.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.BRASIL. Lei n. 11. 494 de 2007.
BRASIL. Parecer n. 1.302/2001 de 06 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em 10 fv. 2021.
BRASIL Lei 11.494 de 2007, FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm. Acesso em 10 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 10 fev. 2021.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 10 fev. 2021.
BRASIL. Lei 14.113 de 2020, FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Brasília, DF Diário Oficial da União de 25/12/2020.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XIII, nº 79, p. 257-272, ago. 2002.
FIORENTINI, Dario.; GRANDO, Regina Célia; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; CRECCI, Vanessa Moreira; LIMA, Rosana Catarina; COSTA, M. C. O professor que ensina Matemática como campo de estudo: uma introdução ao Estado da Arte da Pesquisa. In: FIORENTINI, Dario.; PASSOS; LIMA, Rosana Catarina (Org.). Mapeamento e estado da arte da pesquisa Brasileira sobre o professor que ensina Matemática. FE/Unicamp, 2016.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
HADDAD, Sérgio. (coord). Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998). Brasília. MEC/INEP/COMPED, 2002.
LOPES, Lailson dos. Reis Pereira. Estado do conhecimento da abordagem dada às disciplinas dos ramos de Análise Matemática, Álgebra e Geometria nos cursos de licenciatura em Matemática (2001-2019). 2020, 172 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2020.
LISBOA, Eder Quintão. O Desenho Geométrico como disciplina de curso de Licenciatura em Matemática: uma perspectiva histórica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
MACHADO, Rosilene Beatriz. Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
MIRANDA, Aécio Oliveira de. Formação de professores para o ensino de Geometria em ambientes informatizados: possibilidades de um trabalho cooperativo. 2008. 91 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2008.
NASSER, Lilian; VIEIRA, Edite Resende. Formação de Professores em Geometria: uma experiência no ciclo de alfabetização. VIDYA, v. 35, n. 2, 2015.
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo; LISBOA. Eder Quintão. Uma trajetória de incorporação do desenho geométrico à Geometria em curso de licenciatura em Matemática. São Paulo, JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 75, v.8(4)-2015. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/285. Acesso em 01 fev. 2021.
PAVANELLO, Regina Maria; ANDRADE, Roseli Nozaki Grave de. Formar professores para ensinar geometria: um desafio para as licenciaturas em Matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, n. 11A, p.78-87, 2002.
PINHEIRO, Ana Claudia Mendonça. A mediação docente na construção do raciocínio geométrico de alunos da licenciatura em Matemática na disciplina Desenho Geométrico. 2008. 184p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, UCE, 2008.
PILLÃO, Delma. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: Estado da Arte. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2009.
ROMANOWSKI, Joana Paulina., ENS, Romilda Teodora. As Pesquisas Denominadas do Tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
SANTOS, Ivan Nogueira dos. Explorando conceitos de Geometria Analítica Plana utilizando tecnologias da informação e comunicação: uma ponte do Ensino Médio para o Ensino Superior construída na formação inicial de Professores de Matemática. 2011. 163 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, 2011.
SOARES, Flávia. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso? Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2001.
VELOSO, Eduardo et al. Ensino da Geometria: no virar do milénio. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1999.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.