DISTINTOS PROFISSIONALISMOS DA PROFESSORA ALICE DA SILVA PAES NO ENSINO PRIMÁRIO MUNICIPAL – UBERABINHA-MG, BRASIL (1924)
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.194Resumo
A atual pesquisa documental é vinculada à Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O suporte teórico em diferentes áreas do conhecimento, tais como: história da educação, educação, história, sociologia e direito constitucional, e as fontes primárias utilizadas tornaram possível alcançar o objetivo de identificar a configuração de distintos profissionalismos da professora municipal Alice Paes à frente da Escola Municipal Noturna de Uberabinha, em 1924. Os profissionalismos foram resultados de distintas autonomias profissionais resultantes de respectivas tensões sistêmicas entre as forças estruturantes – profissionalismo e profissionalização – contextualizadas pelas dimensões de tempo, espaço e as idéias pedagógicas circulantes envolvidas na formação e atuação da professora, manifestando-se no seu desempenho profissional. Os profissionalismos associado e competente foram identificados apoiados no desempenho distinto em mais de uma instituição educativa pública de ensino primário – estadual e municipal –, e outro em uma instituição de ensino particular do sexo feminino, sendo diretora e proprietária.Downloads
Como Citar
VIEIRA, F. C. F. DISTINTOS PROFISSIONALISMOS DA PROFESSORA ALICE DA SILVA PAES NO ENSINO PRIMÁRIO MUNICIPAL – UBERABINHA-MG, BRASIL (1924). Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 59–71, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v11i23.194. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/194. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.