DISTINTOS PROFISSIONALISMOS DA PROFESSORA ALICE DA SILVA PAES NO ENSINO PRIMÁRIO MUNICIPAL – UBERABINHA-MG, BRASIL (1924)
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.194Abstract
A atual pesquisa documental é vinculada à Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O suporte teórico em diferentes áreas do conhecimento, tais como: história da educação, educação, história, sociologia e direito constitucional, e as fontes primárias utilizadas tornaram possível alcançar o objetivo de identificar a configuração de distintos profissionalismos da professora municipal Alice Paes à frente da Escola Municipal Noturna de Uberabinha, em 1924. Os profissionalismos foram resultados de distintas autonomias profissionais resultantes de respectivas tensões sistêmicas entre as forças estruturantes – profissionalismo e profissionalização – contextualizadas pelas dimensões de tempo, espaço e as idéias pedagógicas circulantes envolvidas na formação e atuação da professora, manifestando-se no seu desempenho profissional. Os profissionalismos associado e competente foram identificados apoiados no desempenho distinto em mais de uma instituição educativa pública de ensino primário – estadual e municipal –, e outro em uma instituição de ensino particular do sexo feminino, sendo diretora e proprietária.
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