UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DE INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v8i17.220Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre currículos inovadores no ensino superior. Os fundamentos teóricos estão embasados em estudos bibliográficos e propostas curriculares que tem como característica a inovação curricular. Foi objetivo da investigação, a construção de um currículo inovador para cursos de Licenciaturas e Serviço Social para uma instituição federal de ensino superior. O trabalho foi desenvolvido a partir do levantamento e da análise de projetos e propostas que se dizem inovadoras. No transcorrer da investigação, estudo e construção do currículo, o grupo de professores envolvidos percebeu um processo de ruptura que exigiu flexibilidade, humildade, abertura para pensar o novo e o respeito ao pensamento do outro O trabalho de pesquisar, trazer ao grupo suas idéias, criar, debater a criação curricular e modificá-la; tornar a pesquisar, aliar o fazer e o pensar, foi uma forma de investigação e ação que produziu conhecimentos e a formação profissional do grupo envolvido. Na construção da proposta curricular, percebeu-se a necessidade de uma formação continuada para os professores universitários que irão atuar na implantação da proposta. Outro ponto destacado pelo artigo é a necessidade de rever posturas e apurar o espírito crítico-reflexivo dos envolvidos nos processos educativos. O trabalho socializa a construção de uma proposta de desenho curricular planejada com um conjunto de pressupostos que caracterizam as inovações curriculares.Palavras-chave: Inovação Curricular; Formação de Professores; Ensino Superior; Ciclo Comum de Formação.Downloads
Publicado
2011-10-18
Como Citar
LINHARES, M. M. P.; DE SOUSA, W. D. D.; LOPES, S. M. G.; SILVA, W. A.; CAMPOS, L. A. S.; MARTINS, R. A. de S. UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DE INOVAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 8, n. 17, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v8i17.220. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/220. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos
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