RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: POR UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA RECONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.231Resumo
Este trabalho apresenta algumas considerações e reflexões sobre os saberes, a formação e a prática pedagógica reflexiva dos professores do ensino técnico-profissional. O estudo se fundamentou nas legislações da educação profissional e nas abordagens da prática reflexiva segundo, Pimenta (2000), Alarcão (2003) e Tardif (2002). Nas legislações são identificadas lacunas na formação pedagógica dos professores dessa modalidade de ensino. Os saberes técnico e pedagógico são discutidos por Tardif (2002), que defende uma pedagogia com reflexão pedagógica. Os estudos de Pimenta (2000) e Alarcão (2003) subsidiam a ação e reflexão da prática pedagógica. Em suas considerações finais é defendida uma posição reflexiva que favorecerá o fazer pedagógico e a construção da identidade do professor de ensino técnico-profissional.Palavras-chave: Prática pedagógica reflexiva. Saberes da docência. Ensino técnico.Downloads
Como Citar
ABREU, G. R. de. RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: POR UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA RECONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 114–132, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i19.231. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/231. Acesso em: 25 dez. 2024.
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