RESSIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: POR UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA RECONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.231Resumen
Este trabalho apresenta algumas considerações e reflexões sobre os saberes, a formação e a prática pedagógica reflexiva dos professores do ensino técnico-profissional. O estudo se fundamentou nas legislações da educação profissional e nas abordagens da prática reflexiva segundo, Pimenta (2000), Alarcão (2003) e Tardif (2002). Nas legislações são identificadas lacunas na formação pedagógica dos professores dessa modalidade de ensino. Os saberes técnico e pedagógico são discutidos por Tardif (2002), que defende uma pedagogia com reflexão pedagógica. Os estudos de Pimenta (2000) e Alarcão (2003) subsidiam a ação e reflexão da prática pedagógica. Em suas considerações finais é defendida uma posição reflexiva que favorecerá o fazer pedagógico e a construção da identidade do professor de ensino técnico-profissional.
Palavras-chave: Prática pedagógica reflexiva. Saberes da docência. Ensino técnico.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.