CONHECENDO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DE CRECHES DO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v7i16.255Abstract
Este estudo objetivou identificar e contextualizar as necessidades dos pais, quanto ao nível sócio-econômico e a composição familiar, bem como suas concepções, em relação à Educação Infantil e ao brincar e como se processa o seu relacionamento com a creche. A pesquisa foi realizada em duas creches, uma da cidade de Uberlândia e outra de Uberaba. Constou de duas etapas: (1a.) entrevista semiestruturada com uma amostra de pais de crianças de 3 a 5 anos. (2a.) realização de reuniões na creche, com pais e professores, visando à estruturação de ações em parceria. Esse artigo refere-se aos resultados da primeira etapa, que foram obtidos por meio de 55 entrevistas, cuja análise revelou a dificuldade dos pais em definirem seus papéis na formação da criança e na melhoria da qualidade do ensino na creche, bem como a necessidade de formação dos professores para lidarem com as famílias das crianças.
Palavras-Chave: qualidade na educação infantil, parceria família-creche, formação de pais e de professores.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
TOMÁS, Débora Nogueira; MAIMONE, Eulália Henriques; GUIMARÃES, Fabiana Oliveira. CONHECENDO AS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS DE CRECHES DO TRIÂNGULO MINEIRO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 7, n. 16, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v7i16.255. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/255. Acesso em: 6 jun. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.