FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: AVANÇOS OU RECUOS?

Autores

  • Fernando Souza Paiva

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v6i13.287

Resumo

Apesar de tantos discursos eloqüentes sobre a formação de professores, no Brasil, nos últimos anos, debates e polêmicas em relação à Escola Normal, ao Curso Normal Superior (CNS) e ao Curso de Pedagogia vêm causando uma série de dúvidas quanto a esse campo. Na contramão de uma retórica amplamente direcionada às questões políticas e não educativas, cujas atenções parecem estar mais centradas na discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Pedagogia ¬com desfecho polêmico efetivado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) – nos últimos vinte e cinco anos, profissionais de todo o Brasil continuam confrontando-se na busca por compreender qual locus ou modus se apresenta capaz de garantir a tão esperada excelência na formação dos professores da educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Serão, afinal, a tão proclamada Universidade e o Curso de Pedagogia? Serão os Institutos de Educação e a Escola Normal? Serão os recém criados Institutos Superiores de Educação (ISE), nos CNS? Haverá espaço para todos? Este texto, produto da análise de vários documentos e da interlocução com diversos estudiosos do campo, procura lançar reflexões sobre o tema, focando olhares investigativos, visando à compreensão do momento histórico vivido, quais sejam mais diretamente a origem da preocupação com a formação de professores da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no Brasil; os aspectos legais que fundamentam e sustentam o debate sobre a formação desse professor; e, ainda, os avanços e recuos, não somente para a formação do Pedagogo, vítima maior desse bombardeio, mas também para o extenso campo de formação que ora se abre no país para os profissionais da educação.Palavras-chave: formação do professor; políticas públicas; educação; pedagogia; pedagogos

Biografia do Autor

Fernando Souza Paiva

Mestre em Educação – UFFRJ. Faculdade Cenecista de Itaboraí RJ. Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, ALEPH, FEUFF. Núcleo de Pesquisa em Educação Superior, NEPES, FEUFF

Downloads

Como Citar

PAIVA, F. S. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: AVANÇOS OU RECUOS?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 6, n. 13, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v6i13.287. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/287. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos