FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: AVANÇOS OU RECUOS?
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v6i13.287Resumo
Apesar de tantos discursos eloqüentes sobre a formação de professores, no Brasil, nos últimos anos, debates e polêmicas em relação à Escola Normal, ao Curso Normal Superior (CNS) e ao Curso de Pedagogia vêm causando uma série de dúvidas quanto a esse campo. Na contramão de uma retórica amplamente direcionada às questões políticas e não educativas, cujas atenções parecem estar mais centradas na discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Pedagogia ¬com desfecho polêmico efetivado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) – nos últimos vinte e cinco anos, profissionais de todo o Brasil continuam confrontando-se na busca por compreender qual locus ou modus se apresenta capaz de garantir a tão esperada excelência na formação dos professores da educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Serão, afinal, a tão proclamada Universidade e o Curso de Pedagogia? Serão os Institutos de Educação e a Escola Normal? Serão os recém criados Institutos Superiores de Educação (ISE), nos CNS? Haverá espaço para todos? Este texto, produto da análise de vários documentos e da interlocução com diversos estudiosos do campo, procura lançar reflexões sobre o tema, focando olhares investigativos, visando à compreensão do momento histórico vivido, quais sejam mais diretamente a origem da preocupação com a formação de professores da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no Brasil; os aspectos legais que fundamentam e sustentam o debate sobre a formação desse professor; e, ainda, os avanços e recuos, não somente para a formação do Pedagogo, vítima maior desse bombardeio, mas também para o extenso campo de formação que ora se abre no país para os profissionais da educação.Palavras-chave: formação do professor; políticas públicas; educação; pedagogia; pedagogosDownloads
Como Citar
PAIVA, F. S. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: AVANÇOS OU RECUOS?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 6, n. 13, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v6i13.287. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/287. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.