Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão

Autores

  • Angela Paiva Balça Universidade de Évora
  • Maria Cristina Figueiredo Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v12i26.396

Resumo

Neste artigo, debruçamo-nos sobre a formação inicial de professores de Língua Portuguesa, no sistema educativo português. Após uma reflexão cuidada sobre a formação inicial de professores, centramo-nos nos documentos orientadores da prática pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa. Seguidamente, relatamos parte de uma experiência, ao nível da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário, leccionado na Universidade de Évora (Portugal). Nesta experiência descrita, colocamos a ênfase nas práticas desenvolvidas, em contexto de supervisão, na disciplina de Língua Portuguesa, numa turma do 8.º ano de escolaridade. Em muitas salas de aulas, a leitura configura-se como uma das principais competências a desenvolver, porém as práticas descritas permitem perceber como a aprendizagem formal da língua se reveste de um carácter holístico.

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Publicado

2012-12-28

Como Citar

BALÇA, A. P.; FIGUEIREDO, M. C. Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 40–60, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v12i26.396. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/396. Acesso em: 30 out. 2024.