Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v12i26.396Resumen
Neste artigo, debruçamo-nos sobre a formação inicial de professores de Língua Portuguesa, no sistema educativo português. Após uma reflexão cuidada sobre a formação inicial de professores, centramo-nos nos documentos orientadores da prática pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa. Seguidamente, relatamos parte de uma experiência, ao nível da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário, leccionado na Universidade de Évora (Portugal). Nesta experiência descrita, colocamos a ênfase nas práticas desenvolvidas, em contexto de supervisão, na disciplina de Língua Portuguesa, numa turma do 8.º ano de escolaridade. Em muitas salas de aulas, a leitura configura-se como uma das principais competências a desenvolver, porém as práticas descritas permitem perceber como a aprendizagem formal da língua se reveste de um carácter holístico.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-28
Cómo citar
BALÇA, Angela Paiva; FIGUEIREDO, Maria Cristina. Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 40–60, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v12i26.396. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/396. Acesso em: 4 jun. 2025.
Número
Sección
Dossier
Licencia
Los textos enviados y aprobados por el Consejo Editorial de Revista Profissão Docente serán publicados, y sus autores podrán utilizarlos para futuras publicaciones, siempre que se indique la edición original (título, Revista Profissão Docente, volumen, número, año de publicación y paginación del texto citado). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores. Revista Profissão Docente y la Universidade de Uberaba no asumen ninguna responsabilidad legal por su contenido.