LINGUAGEM E PODER: A DOCÊNCIA E A TRAPAÇA LITERÁRIA

Autores

  • Roberto Antonio Penedo do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.513

Resumo

O artigo propõe-se a discutir, a partir das noções de Mathesis, Mimesis e Semiosis, como problematizadas pelo semiólogo francês Roland Barthes (1915-1980), o papel que a leitura de obras literárias pode cumprir, enquanto um exercício de deslocamento dos discursos do poder instaurados na e pela língua, como uma possibilidade de exercício da criticidade na e para a formação e prática docentes.PALAVRAS-CHAVE: Língua. Linguagem. Poder. Literatura. Docência.

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

DO AMARAL, R. A. P. LINGUAGEM E PODER: A DOCÊNCIA E A TRAPAÇA LITERÁRIA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 77–98, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v11i24.513. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/513. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos