CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NA PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO

Autores

  • Antonio Pereira universidade do estado da bahia, departamento de educação campus XV

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.545

Resumo

Conceitua a pedagogia social e o currículo, descreve as teorias de formação de professor e suas implicações na formação de educador social. Relata os resultados de uma pesquisa-formação de educador social que aconteceu no bojo de um curso de extensão universitária; para tanto, aplicou-se procedimentos de recolha de dados não convencional chamado de dispositivo de pesquisa com bases em Ardoino, de maneira a permitir a reflexão da prática do curso e da profissão de educador. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que os educadores sociais que participaram do curso refletiram sobre suas práticas profissionais, embora não seja uma reflexão pautada no domínio dos conteúdos do campo da educação social; afirmam que o curso foi um momento importante de aquisição de conhecimento e ressignificação das suas práticas educativas.

Biografia do Autor

Antonio Pereira, universidade do estado da bahia, departamento de educação campus XV

Doutor em educação, universidade federal da bahia, prof. da universidade do estado da bahia, lider do grupo de pesquisa em educação social, currículo e formação de educador/uneb, pesquisador do grupo de pesquisa pedagogia social/usp

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Publicado

2013-08-20

Como Citar

PEREIRA, A. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NA PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 9–35, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i29.545. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/545. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos