CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NA PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO

Autores

  • Antonio Pereira universidade do estado da bahia, departamento de educação campus XV

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.545

Resumo

Conceitua a pedagogia social e o currículo, descreve as teorias de formação de professor e suas implicações na formação de educador social. Relata os resultados de uma pesquisa-formação de educador social que aconteceu no bojo de um curso de extensão universitária; para tanto, aplicou-se procedimentos de recolha de dados não convencional chamado de dispositivo de pesquisa com bases em Ardoino, de maneira a permitir a reflexão da prática do curso e da profissão de educador. Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que os educadores sociais que participaram do curso refletiram sobre suas práticas profissionais, embora não seja uma reflexão pautada no domínio dos conteúdos do campo da educação social; afirmam que o curso foi um momento importante de aquisição de conhecimento e ressignificação das suas práticas educativas.

Biografia do Autor

Antonio Pereira, universidade do estado da bahia, departamento de educação campus XV

Doutor em educação, universidade federal da bahia, prof. da universidade do estado da bahia, lider do grupo de pesquisa em educação social, currículo e formação de educador/uneb, pesquisador do grupo de pesquisa pedagogia social/usp

Referências

ARDOINO, J. Para uma pedagogia socialista. Brasília: Plano, 2003.

BARBIER, R. Pesquisa-Ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução Lucie Didio. Brasília, DF: Plano Editora, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições Lisboa, 1997.

BURNHAM, T. Fróes. Complexidade, multirreferencialidade e subjetividade: três referencias polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Em Aberto, ano 12, nº 58, p. 3-13, 1993.

CALIMAN, Geraldo. A pedagogia social na Itália. In. SILVA, Roberto; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério Adolfo de (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009. p 51-60

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

CURY, Samir; LEME, Maria C. Da Silva. Redução da desigualdade e programas de transferencia de renda: uma análise de equilíbrio geral. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/desigualdaderendanobrasilv2/Cap21.pdf. Acesso em: 15 de março de 2011.

DURAND, M.; SAURY, J.; VEYRUNES, P. Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa. Cadernos de Pesquisa, n 125, v 35, p. 37-62, 2005.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry. Os Professores como Intelectuais: Rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GIROUX, H.; MCLAREN, P. L. Por uma pedagogia crítica. In: SILVA, T. T; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

JOSSO, Marie-Chistine. Experiencia de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

LOUREIRO, Manuel; Steven Casteleiro. Pedagogia social em Portugal. In. SILVA, Roberto; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério Adolfo de (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009. p 83-93

MACEDO, Elisabeth. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem fronteiras. V. 6, nº 2, p. 98-113, jul./dez., 2006.

MACHADO, Evelcy Monteiro. A pedagogia social: reflexões e diálogos necessários. In. SILVA, Roberto; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério Adolfo de (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009. p 133-148

NORONHA, Olinda M. Epistemologia, formação de professor e práxis educativa transformadora. Revista Quaestio, Sorocaba SP, v. 12, p. 5-24, jul. 2010.

OTTO, Hans-Uwe. Origens da pedagogia social. In. SILVA, Roberto; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério Adolfo de (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009. p 29-42

PEREIRA, Antonio. A educação-pedagogia no carcere no contexto da pedagogia social: definições conceituais e epistemológicas. Revista de Educação Popular. Universidade Federal de Uberlândia, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, v. 10, p. 38-55, jan./dez., 2011.

PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um processo. São Paulo: Cortez, 2002

PROJETO do Curso de extensão “Formação de educadores socio-comunitário na pedagogia social”. Salvador: Sistema Integrado de Projeto/Pro Reitoria de Extensão/Universidade do Estado da Bahia, 2010.

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

PEREIRA, A. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NA PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 9–35, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i29.545. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/545. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos