A ESCOLHA DA DISCIPLINA PARA A PRÁTICA DE MONITORIA: o caso da licenciatura em química

Autores

  • Maria Soraia Silva Cruz Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)-campus Ipojuca.
  • Carlos Augusto dos Anjos Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)-campus Ipojuca

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.588

Resumo

A escolha da disciplina para cursar monitoria pode refletir a compreensão do estudante acerca do papel do professor. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir os interesses de estudantes de licenciatura em química para a prática de monitoria. Participaram do estudo 18 graduandos que foram solicitados a responder sobre que disciplinas do curso gostariam de atuar como monitores e justificarem suas respostas. Trinta e nove por cento (39%) dos estudantes mencionaram interesse em disciplinas da área das ciências exatas apenas; enquanto que sessenta e um por cento (61%) incluíram em suas intenções disciplinas das áreas da pedagogia e da psicologia. Reflexões são realizadas quanto à importância de buscar monitoria em diferentes áreas de conhecimento.  

Biografia do Autor

Maria Soraia Silva Cruz, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)-campus Ipojuca.

Professora do IFPE - campus Ipojuca. Psicóloga (2000), Mestre em Psicologia (UFPE, 2003) e Doutoranda em Psicologia Cognitiva (UFPE).

Carlos Augusto dos Anjos, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)-campus Ipojuca

Estudante de LIcenciatura em Química - IFPE-campus Ipojuca

Referências

ARANHA, M. L. de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil, 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.

CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da Educação. São Paulo em Perspectiva, vol.14, nº 2, p.03-11, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf . Acesso em: 25 de maio de 2012.

KRÜGER, V.; LOGUERCIO, R. Q.; DAMIANI, M. F.; GIL, R. L.; DEL PINO, J. C.; Considerações sobre o desenvolvimento do novo currículo do curso de licenciatura em Química da UFPEL. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Baurú. Anais... Baurú, 2005.

PASSOS, C. G.; SANTOS, F. M. T. dos. Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: estratégias e perspectivas. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, XIV, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba, 2008.

SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, 5ª Ed. V. Mensal, 2006.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. – 23º ed. Ver. E atualizada – São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

CRUZ, M. S. S.; DOS ANJOS, C. A. A ESCOLHA DA DISCIPLINA PARA A PRÁTICA DE MONITORIA: o caso da licenciatura em química. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 73–81, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i29.588. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/588. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos