A ESCOLHA DA DISCIPLINA PARA A PRÁTICA DE MONITORIA: o caso da licenciatura em química
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i29.588Abstract
A escolha da disciplina para cursar monitoria pode refletir a compreensão do estudante acerca do papel do professor. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir os interesses de estudantes de licenciatura em química para a prática de monitoria. Participaram do estudo 18 graduandos que foram solicitados a responder sobre que disciplinas do curso gostariam de atuar como monitores e justificarem suas respostas. Trinta e nove por cento (39%) dos estudantes mencionaram interesse em disciplinas da área das ciências exatas apenas; enquanto que sessenta e um por cento (61%) incluíram em suas intenções disciplinas das áreas da pedagogia e da psicologia. Reflexões são realizadas quanto à importância de buscar monitoria em diferentes áreas de conhecimento.
Downloads
References
ARANHA, M. L. de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil, 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.
CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da Educação. São Paulo em Perspectiva, vol.14, nº 2, p.03-11, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf . Acesso em: 25 de maio de 2012.
KRÜGER, V.; LOGUERCIO, R. Q.; DAMIANI, M. F.; GIL, R. L.; DEL PINO, J. C.; Considerações sobre o desenvolvimento do novo currículo do curso de licenciatura em Química da UFPEL. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Baurú. Anais... Baurú, 2005.
PASSOS, C. G.; SANTOS, F. M. T. dos. Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: estratégias e perspectivas. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, XIV, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba, 2008.
SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, 5ª Ed. V. Mensal, 2006.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. – 23º ed. Ver. E atualizada – São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.