FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PROFESSORES

Autores

  • Mara Rúbia Alves Marques Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.589

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar políticas e programas brasileiros de formação continuada a distância, para a inclusão educacional de professores leigos ou semiqualificados relativamente à habilitação/titulação superior para o pessoal do magistério. Inicialmente, identificamos nos dispositivos legais a centralidade política da formação/capacitação continuada de professores, em serviço ou em exercício, na modalidade a distância. Posteriormente, analisamos esta centralidade no contexto da reforma educacional que inclui novas diretrizes para a formação profissional, em geral, e em particular para a formação de professores para a educação básica. Por fim, a título de ilustração, destacamos alguns dos principais programas de formação ou capacitação continuada de professores a distância em Minas Gerais. Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Formação de Professores; Educação a Distância.

Biografia do Autor

Mara Rúbia Alves Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Educação, Linha Políticas e Gestão da Educação

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Publicado

2014-03-21

Como Citar

MARQUES, M. R. A. FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PROFESSORES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 42–56, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.589. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/589. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos