FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.589Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar políticas e programas brasileiros de formação continuada a distância, para a inclusão educacional de professores leigos ou semiqualificados relativamente à habilitação/titulação superior para o pessoal do magistério. Inicialmente, identificamos nos dispositivos legais a centralidade política da formação/capacitação continuada de professores, em serviço ou em exercício, na modalidade a distância. Posteriormente, analisamos esta centralidade no contexto da reforma educacional que inclui novas diretrizes para a formação profissional, em geral, e em particular para a formação de professores para a educação básica. Por fim, a título de ilustração, destacamos alguns dos principais programas de formação ou capacitação continuada de professores a distância em Minas Gerais.
Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Formação de Professores; Educação a Distância.
Downloads
References
DAVINI, Maria C. La Formación Docente en Questión: política e pedagogía. Buenos Aires: Paidós SAICF, 1995.
MARQUES, Mara R. A. Um fino tecido de muitos fios... mudança social e reforma educacional em Minas Gerais. Universidade Metodista de Piracicaba - SP, 2000, 247 p. Tese de Doutorado.
REIS, Simone M. de A. S. O professor do curso de Odontologia e a formação odontológica atual: formação, saberes e práticas pedagógicas em tempo de novas diretrizes curriculares. Universidade Federal de Uberlândia - MG, 2011, 309 p. Tese de Doutorado.
VERÍSSIMO, Mara R. A. M. Da ciência à arte: do professor técnico-racionalista ao professor reflexivo. Comunicações, n. 2, nov. 1999, p. 105-118.
______. Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade. Educação & Filosofia, v. 15, n. 29, jan./jun. 2001, p. 105-127.
______. Educação e cidadania na pós-modernidade. Universidade Federal de Uberlândia - MG, 1996, 163 p. Dissertação de Mestrado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.