REFERÊNCIA TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v13i27.599Resumo
Por meio de intrincadas teias que se tecem durante a progressão textual, o leitor é capaz de estabelecer mentalmente uma continuidade de sentidos para um texto. Para que isso ocorra de forma adequada, cabe ao produtor deixar “pistas” que possam funcionar como orientadoras de leitura para a construção da coerência. Dentre os procedimentos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento de relações semânticas e/ou pragmáticas entre segmentos maiores ou menores de um texto incluem-se as expressões anafóricas. Modernamente, a concepção de referência diz respeito sobretudo às operações efetuadas pelos sujeitos à medida que o discurso se desenvolve. A referência, bem como a progressão referencial, consistem na construção e reconstrução de objetos-de-discurso, isto é, os referentes são construídos e reconstruídos no interior do próprio discurso. A referenciação constitui, portanto, uma atividade discursiva; o sujeito procede a escolhas significativas para representar estados de coisas, de acordo com sua percepção de mundo, suas crenças, atitudes e propósitos comunicativos. Na construção de sentido de um texto, há aspectos cognitivo-discursivos, semântico-pragmáticos, argumentativos e textuais que são responsáveis pela progressão textual. As investigações pertinentes às formas remissivas em textos publicitários podem revelar frutíferas contribuições sobre o assunto bem como corroborar a tarefa do professor no tocante à análise da estrutura formal e semântica, além de servir como parâmetro para estudo de outros textos persuasivos.Downloads
Publicado
2013-06-06
Como Citar
DE ALMEIDA, L. REFERÊNCIA TEXTUAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 87–103, 2013. DOI: 10.31496/rpd.v13i27.599. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/599. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.