O PROFESSOR E A PRÁTICA DIALÓGICA UM FOCO NA CONSTITUIÇÃO DO SENTIDO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v3i8.69Resumo
Esta abordagem, fundamentada em concepções de Mikhail Bakhtin e Lev S. Vygotsky, enfoca a prática dialógica como a que instaura a relação com o sentido e promove a interação das múltiplas vozes que constituem e atravessam a palavra. A palavra, material semiótico da consciência, tem seus significados e sentidos construídos na relação entre ossujeitos. Trazendo para análise uma situação vivenciada em trabalho de pesquisa, a abordagem aponta para a importância das vozes e silêncios significantes na constituição de práticas do ensinar, que possibilitem o entrecruzar da vida dos aprendentes com o movimento interpretativo das coisas do mundo.
Downloads
Como Citar
FERREIRA, Sueli. O PROFESSOR E A PRÁTICA DIALÓGICA UM FOCO NA CONSTITUIÇÃO DO SENTIDO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 3, n. 8, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v3i8.69. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/69. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.