O PROFESSOR E A PRÁTICA DIALÓGICA UM FOCO NA CONSTITUIÇÃO DO SENTIDO

Autores

  • Sueli Ferreira UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v3i8.69

Resumo

Esta abordagem, fundamentada em concepções de Mikhail Bakhtin e Lev S. Vygotsky, enfoca a prática dialógica como a que instaura a relação com o sentido e promove a interação das múltiplas vozes que constituem e atravessam a palavra. A palavra, material semiótico da consciência, tem seus significados e sentidos construídos na relação entre ossujeitos. Trazendo para análise uma situação vivenciada em trabalho de pesquisa, a abordagem aponta para a importância das vozes e silêncios significantes na constituição de práticas do ensinar, que possibilitem o entrecruzar da vida dos aprendentes com o movimento interpretativo das coisas do mundo.

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Como Citar

FERREIRA, S. O PROFESSOR E A PRÁTICA DIALÓGICA UM FOCO NA CONSTITUIÇÃO DO SENTIDO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 3, n. 8, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v3i8.69. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/69. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos