A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

Autores

  • Ana Paula Ferreira Sebastião Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.838

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem têm potencial para desempenhar um importante papel na maneira de ensinar e aprender, por permitirem não só a utilização de tecnologias para uma simples disponibilização de conteúdo, como também a comunicação síncrona e assíncrona em cursos ou disciplinas presenciais, a distância ou semipresenciais, além do gerenciamento de cursos. O objetivo deste artigo é relatar uma investigação sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle pelos professores de uma instituição de ensino superior pública. Para esta investigação, foi analisado um questionário enviado para os professores que utilizam o ambiente. Após a análise dos dados coletados, percebe-se que os docentes são receptivos ao uso do Moodle e desejam tornar o espaço mais significativo para os alunos que, devido à facilidade de uso e multiplicidade de recursos disponíveis nas redes sociais atuais, exigem do Moodle esses mesmos recursos. Porém, apesar das                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      oficinas oferecidas pela instituição para o uso do Moodle, os docentes ainda apontam dificuldades para o uso das ferramentas disponibilizadas no ambiente. Conclui-se que há necessidade de promover programas de formação de professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação, devendo-se ter a preocupação de criar uma comunidade de aprendizagem entre os docentes para que eles possam trocar suas experiências a fim de desenvolver e promover práticas significativas para  si mesmos e seus alunos. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Moodle. Educação a distância. Educação on-line. Professores universitários. 

Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira Sebastião, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Tecnologia em Processamentos de Dados, Especialização em Gerenciamento Estratégico da Informação e Curso de Aperfeiçoamento em Educação a Distância pela UFMG. Atualmente trabalha como Assistente Administrativo do Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação e Comunicação (CEAD) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência em tutoria, presencial e a distância, na UFU e IFTM e como professora de informática pela Prefeitura de Uberaba e Pronatec.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

ALVES, João Roberto Moreira. Os aspectos controversos sobre a existência de uma política nacional para a educação a distância no Brasil. Disponível em: < http://www.ipae.com.br/pub/pt/cme/cme_65/index.htm>. Acesso em 20 abr. de 2013.

BRASIL. Presidência da República. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 dez. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art80 >. Acesso em: 20 de abr. de 2013.

BRASIL. Presidência da República. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Trata da oferta de 20% da carga horária dos cursos superiores na modalidade semipresencial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 de dez. 2004. Disponível em: <http://meclegis.mec.gov.br/documento/view/id/89 >. Acesso em: 20 de abr. de 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância, Brasília, DF, ago. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf >. Acesso em: 20 de abr. de 2013.

FRANCISCATO, Fábio Teixeita et al. Avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem Moodle, TelEduc e Tidia-Ae: um estudo comparativo, RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre: CINTED-UFRGS, v. 06, nº 02, p. 01-10, dez. 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14509/8428 >. Acesso em: 20 de abr. de 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2010.

LITTO, Fredric Michael Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.

LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: O estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil,2009.

MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

NOVA, Cristiane; ALVES, LYNN. Educação online: a “ciberescrita”, as linguagens e a EAD . In: SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

PRATA-LINHARES, Martha Maria. A inovação e o uso das TIC na educação. In: GALÁN, José Gomes; SANTOS, Gilberto Lacerda (orgs.). Informática e telemática na educação. Brasília: Liber Livros, 2012.

TARCIA, Rita Maria Lino; COSTA, Silvia Maria Coelho. Contexto da educação a distância. In: CARLINI, Alda Luiza; TARCIA, Rita Maria Lino(org.). 20% a distância e agora? :orientações práticas para o uso de tecnologias de educação a distância no ensino presencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Sebastião, A. P. F. (2015). A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA. Revista Profissão Docente, 15(32). https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.838

Edição

Seção

Artigos