A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

Autores

  • Ana Paula Ferreira Sebastião Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.838

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem têm potencial para desempenhar um importante papel na maneira de ensinar e aprender, por permitirem não só a utilização de tecnologias para uma simples disponibilização de conteúdo, como também a comunicação síncrona e assíncrona em cursos ou disciplinas presenciais, a distância ou semipresenciais, além do gerenciamento de cursos. O objetivo deste artigo é relatar uma investigação sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle pelos professores de uma instituição de ensino superior pública. Para esta investigação, foi analisado um questionário enviado para os professores que utilizam o ambiente. Após a análise dos dados coletados, percebe-se que os docentes são receptivos ao uso do Moodle e desejam tornar o espaço mais significativo para os alunos que, devido à facilidade de uso e multiplicidade de recursos disponíveis nas redes sociais atuais, exigem do Moodle esses mesmos recursos. Porém, apesar das                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      oficinas oferecidas pela instituição para o uso do Moodle, os docentes ainda apontam dificuldades para o uso das ferramentas disponibilizadas no ambiente. Conclui-se que há necessidade de promover programas de formação de professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação, devendo-se ter a preocupação de criar uma comunidade de aprendizagem entre os docentes para que eles possam trocar suas experiências a fim de desenvolver e promover práticas significativas para  si mesmos e seus alunos. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Moodle. Educação a distância. Educação on-line. Professores universitários. 

Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira Sebastião, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Tecnologia em Processamentos de Dados, Especialização em Gerenciamento Estratégico da Informação e Curso de Aperfeiçoamento em Educação a Distância pela UFMG. Atualmente trabalha como Assistente Administrativo do Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação e Comunicação (CEAD) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência em tutoria, presencial e a distância, na UFU e IFTM e como professora de informática pela Prefeitura de Uberaba e Pronatec.

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Publicado

2015-11-11

Como Citar

SEBASTIÃO, A. P. F. A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 32, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v15i32.838. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/838. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos