A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.838Abstract
Os ambientes virtuais de aprendizagem têm potencial para desempenhar um importante papel na maneira de ensinar e aprender, por permitirem não só a utilização de tecnologias para uma simples disponibilização de conteúdo, como também a comunicação síncrona e assíncrona em cursos ou disciplinas presenciais, a distância ou semipresenciais, além do gerenciamento de cursos. O objetivo deste artigo é relatar uma investigação sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle pelos professores de uma instituição de ensino superior pública. Para esta investigação, foi analisado um questionário enviado para os professores que utilizam o ambiente. Após a análise dos dados coletados, percebe-se que os docentes são receptivos ao uso do Moodle e desejam tornar o espaço mais significativo para os alunos que, devido à facilidade de uso e multiplicidade de recursos disponíveis nas redes sociais atuais, exigem do Moodle esses mesmos recursos. Porém, apesar das oficinas oferecidas pela instituição para o uso do Moodle, os docentes ainda apontam dificuldades para o uso das ferramentas disponibilizadas no ambiente. Conclui-se que há necessidade de promover programas de formação de professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação, devendo-se ter a preocupação de criar uma comunidade de aprendizagem entre os docentes para que eles possam trocar suas experiências a fim de desenvolver e promover práticas significativas para si mesmos e seus alunos.
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Moodle. Educação a distância. Educação on-line. Professores universitários.
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