A UTILIZAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO GEONANDIA 3D NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria

Autores

  • Wanderley Pivatto Universidade Regional de Blumenau, SC

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.843

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada com estudantes de quarta série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema, Santa Catarina, sobre o tema geometria com a utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D. A pesquisa tem caráter qualitativo e um dos instrumentos utilizados para coleta de dados consistiu de um questionário. Para análise dos resultados, as ideias de Lara (2004), Gladcheff, Zuffi e Silva (2001) e as orientações dos PCN, nortearam com ênfase as colocações referentes a jogos educacionais e sua abordagem perante aos estudantes. A investigação foi dividida em dois momentos: no primeiro foi aplicado o jogo GEONÂNDIA 3D e no segundo momento ocorreu um feedback com os estudantes referente a utilização do jogo educativo e a forma abordada em sala de aula para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados evidenciam que, os jogos educacionais são ferramentas auxiliadoras indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem, devido à tentativa de agregar o lúdico para salas de aula e com isso tendem a ser mais agradáveis, instigando o estudante ao novo, auxiliando-os no desenvolvimento do raciocínio de maneira natural e ágil, com possibilidades de se tornar uma ferramenta auxiliadora no seu cotidiano escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto, Universidade Regional de Blumenau, SC

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Referências

ALVARES, L. R. G. Game over: jogos eletrônicos e violência. Tese de Doutorado, 249f. Disponível em: <http://www.lynn.pro.br/pdf/teseparte1.pdf2004>. Acesso em 01 dez. 2013.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

AZEVEDO, G. Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de Física na escola básica. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2012.

BARBOSA, A. F.; SEXTON, K. B. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2011.

BETTIO, R. W.; MARTINS, J. Jogos Educativos aplicados a e-Learning: mudando a maneira de avaliar o estudante. 2003. Disponível em: < http://www.abed.org.br/2003/texto21.htm>. Acesso em: 10 dez. 2013.

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 3.ed.rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

CARLETTO, M. R. Avaliação de impacto tecnológico: reflexões, fundamentos e práticas. Curitiba: Editora UTFPR. Série Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica, 2011.

GLADCHEFF, A. P.; ZUFFI, E. M.; SILVA, D. M. Um Instrumento para Avaliação da Qualidade de Softwares Educacionais de Matemática para o Ensino Fundamental. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação VII WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA. Ceará, 2001.

GRZESIUK, Mariana Dourado. O jornalismo cidadão na internet. Faculdade Assis Gurgacz,

Disponível em: <http://www.fag.edu.br/adverbio/artigos/artigo09%20-%20adv06.pdf.>

Acesso em: 29 de nov. 2013.

LANGWORTH, M., SHEAR, L., MEANS, B. A Terceira Alavanca: A Pesquisa Sobre o Ensino e a Aprendizagem Inovadora para Apoiar a Mudança Educacional em Nível de Sistema. In: OCDE. Inspirados pela Tecnologia, Norteados pela Pedagogia: uma Abordagem Sistêmica das Inovações Educacionais de Base Tecnológica. Santa Catarina: Centro de Pesquisa Educacionais e Inovação, 2010. p. 105-123.

LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2004.

MAGAGNIN, C. D. M. Importância das tecnologias computacionais: prós e contras dos jogos eletrônicos na formação do aluno. In: TOSCHI, M. S. (org.). Leitura na tela: da mesmice à inovação. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010.

PASINATO, G. O Computador na Sociedade do Conhecimento: uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. Campinas: São Paulo: UNICAMP/NIED, 2011.

PONTE, João Pedro da. Tecnologia de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de educación, n24, 2000, p. 63-90.Disponível em <http://www.rieoei.org/rie24a03.htm>. Acesso em: 19 out. 2013.

PIETROCOLA, M. Curiosidade e imaginação – os caminhos nas ciências, nas artes e no ensino. In: Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thompson, 2004

MERCADO, L. P. Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. Brasília: INEP, 2009.

RICARDO, E. C. E.C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, vol. 1, 2007.

SCHWARTZ, R. Realidade virtual e aumentada: uma abordagem tecnológica. Paraíba: Editora SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

SILVA, M. R. P. Elementos de Computação Gráfica utilizados em Jogos Digitais 2D. 2011. Disponível em: <http://www.dca.fee.unicamp.br/disciplinas/ia369/trabalhos/t3g1.pdf>. Acesso em: 10 de out. de 2013.

TAVARES, M. T. de S. Jogos Eletrônicos: educação e mídia. In: Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2006. Disponível em: <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario2/index2.htm>. Acesso em: 20 dez. 2013.

TERAMOTO, E.; ALMEIDA, A.; CORRÊA, H. Toth: jogo eletrônico para a aprendizagem da matemática. São Paulo: Universidade de São Paulo/ Escola Politécnica, 2008.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2007.

VALENTE, J. A. Por que o computador na educação? In: José A. Valente (org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp/Nied, 2003, p. 24-44.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

PIVATTO, Wanderley. A UTILIZAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO GEONANDIA 3D NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 109–113, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.843. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/843. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos