FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Wanderley Pivatto Universidade Regional de Blumenau, SC

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i30.639

Resumo

Este artigo apresenta, em linhas gerais, as perspectivas dos professores dos anos iniciais, na área de Matemática da cidade de Tijucas, Santa Catarina, sobre a formação adequada para o trabalho docente. O objetivo do artigo é identificar, por meio das transcrições dos professores, quais características são essenciais para o trabalho com crianças dos anos iniciais. A metodologia utilizada na investigação tem caráter qualitativo e que consiste da utilização de um questionário com questões abertas, afim de identificar as perspectivas dos professores sobre o tema, formação inicial para o ensino de Matemática. Os resultados mostraram que, os professores apontaram a além da formação inicial em Pedagogia, a importância de realizar formações continuadas a longo prazo em estratégias no ensino de Matemática. A complexidade do ensinar e aprender também se transporta para o ato de avaliar. O fato é que a aprendizagem não depende exclusivamente da transmissão de conhecimentos, pois está relacionada à memorização e a compilação do que foi ensinado. A transmissão do conteúdo não é o processo mais adequado para a construção da autonomia intelectual, ou seja, apropriar do seu processo de aprendizagem, o que levaria a uma metaprendizagem.

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto, Universidade Regional de Blumenau, SC

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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Publicado

2014-05-15

Como Citar

PIVATTO, W. FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 99–108, 2014. DOI: 10.31496/rpd.v14i30.639. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/639. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos