O IMPACTO DOS DISTÚRBIOS DE VOZ NA QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES

Autores

  • Vanessa Rissi Faculdade Meridional - IMED
  • Stéfanie Rozin Prefeitura Municipal de Passo Fundo
  • William Weber Cecconelo Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.860

Resumo

Este estudo verificou se os distúrbios de voz possuem efeito na qualidade de vida do profissional docente. Realizou-se entrevista semiestruturada, cujo roteiro foi baseado no instrumento do WHOQOL-100, com 15 professores diagnosticados com nódulos de prega vocal. A análise de conteúdo permitiu retratar cinco categorias: principais distúrbios de voz relatados pelos professores; mudança do planejamento de aula em função dos distúrbios na voz; ruído competitivo no ambiente escolar; autoestima e realização profissional diante do distúrbio de voz; e afastamento do trabalho ocasionado pelo distúrbio na voz. Através das categorias analisadas, constatou-se que diferentes âmbitos da vida profissional do docente sofrem impacto significativo decorrente dos distúrbios de voz relacionados ao trabalho.

Biografia do Autor

Vanessa Rissi, Faculdade Meridional - IMED

Coordenadora de Pós-graduação da Escola de Psicologia - IMED, Doutoranda em Psicologia - UNISINOS, Mestre em Saúde Coletiva- UNISINOS, Especialista em Gestão de Recursos Humanos - UPF, Psicóloga e Docente da Escola de Psicologia - IMED

Stéfanie Rozin, Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Fonoaudióloga, Servidora pública do Município de Passo Fundo, RS

William Weber Cecconelo, Faculdade Meridional - IMED

Acadêmico da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional - IMED

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

RISSI, V.; ROZIN, S.; CECCONELO, W. W. O IMPACTO DOS DISTÚRBIOS DE VOZ NA QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 31, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v14i31.860. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/860. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos