O IMPACTO DOS DISTÚRBIOS DE VOZ NA QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES

Authors

  • Vanessa Rissi Faculdade Meridional - IMED
  • Stéfanie Rozin Prefeitura Municipal de Passo Fundo
  • William Weber Cecconelo Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.860

Abstract

Este estudo verificou se os distúrbios de voz possuem efeito na qualidade de vida do profissional docente. Realizou-se entrevista semiestruturada, cujo roteiro foi baseado no instrumento do WHOQOL-100, com 15 professores diagnosticados com nódulos de prega vocal. A análise de conteúdo permitiu retratar cinco categorias: principais distúrbios de voz relatados pelos professores; mudança do planejamento de aula em função dos distúrbios na voz; ruído competitivo no ambiente escolar; autoestima e realização profissional diante do distúrbio de voz; e afastamento do trabalho ocasionado pelo distúrbio na voz. Através das categorias analisadas, constatou-se que diferentes âmbitos da vida profissional do docente sofrem impacto significativo decorrente dos distúrbios de voz relacionados ao trabalho.

Author Biographies

Vanessa Rissi, Faculdade Meridional - IMED

Coordenadora de Pós-graduação da Escola de Psicologia - IMED, Doutoranda em Psicologia - UNISINOS, Mestre em Saúde Coletiva- UNISINOS, Especialista em Gestão de Recursos Humanos - UPF, Psicóloga e Docente da Escola de Psicologia - IMED

Stéfanie Rozin, Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Fonoaudióloga, Servidora pública do Município de Passo Fundo, RS

William Weber Cecconelo, Faculdade Meridional - IMED

Acadêmico da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional - IMED

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (70a ed.) Lisboa: Persona. 1979.

CARNEIRO, Maria Cristina Buschinelli Góes de Carvalho. A saúde do trabalhador professor. [Dissertação de Mestrado]. São Carlos (SP): UFSCAR. 2000.

CEBALLOS, Albanita Gomes da Costa de. Apoio social e fatores relacionados com disfonia. [Tese de Doutorado]. Salvador (BA): UFB. 2009.

CORDEIRO, Rosyeri de Souza e WEISS, Silvio Luiz Indrusia. Voz: instrumento ou arma? Revista de Divulgação Técnico Científica do ICPG, vol, n. 4. 2004. P. 65-70.

FLECK, Marcelo Pio de Almeida. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 5, n.1. 2000. P.33-38.

FORTES, Felipe Sartor Guimarães; IMAMURA, Rui; TSUJI, Domingos Hiroshi; SENNES, Luiz Ubirajara. Perfil dos profissionais da voz com queixas vocais atendidos em um centro terciário de saúde. Rev. Bras. Otorrinolaringol. vol.73, n.1. 2007. pp. 27-31.

FUESS, Vera Lucia Ribeiro; LORENZ, Maria Cecília. Disfonia em professores do ensino fundamental: prevalência e fatores de risco. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, vol.69, n.6. 2003 p. 807-12.

GONÇALVES, Claudia Giglio de Oliveira, PENTEADO, Regina Zanella; SILVÉRIO, Kelly Cristina Alves. Fonoaudiologia e saúde do trabalhador: a questão da saúde vocal do professor. Saúde em Revista, vol.7, n.15, 2005. P.45-51.

GRILLO, Maria Helena Marotti Martelletti; PENTEADO, regina Zanella Impacto da voz na qualidade de vida de professore(as) do ensino fundamental. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, vol.17, n. 3, 2005. p.321-30.

JARDIM, Renata; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNCAO, Ada Ávila. Condições de trabalho, qualidade de vida e disfonia entre docentes. Caderno de Saúde Pública, vol.23, n.10. 2007. P. 2439-2461.

JARDIM, Renata. Voz, trabalho docente e qualidade de vida [Dissertação de Mestrado]. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais; 2006.

KLUTHCOVSKY, Ana Cláudia Garabeli Cavalli; TAKAYANAGUI, Angela Maria Magosso. Qualidade de Vida – Aspectos Conceituais. Revista Salus-Guarapuava-PR.. 2007; vol.1, n.1. 2007. P. 13-15

MEDEIROS, Adriane Mesquita; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; BARRETO; Sandhi Maria . Absenteeism due to voice disorders in female teachers: a public health problem. International Archives of Occupational and Environmental Health. Vol. 85, n. 8. 2012. pp 853-864

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Protocolo de distúrbio de voz relacionado ao trabalho. Brasília, DF. 2011.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses estatísticas da educação básica. 2009 Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse> . Acesso em 20 de outubro de 2013

NAVAS, Deli Montanari, & Dias, P. R. Disfonias funcionais. fundamentos em fonoaudiologia: tratando os distúrbios da voz. In: PINHO Sílvia M. Rebelo. Fundamentos em fonoaudiologia: tratando os distúrbios da voz. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003. p. 75-81

PALHETA NETO, Francisco Xavier; REBELO NETO, Osvaldo Barros; FERREIRA FILHO, José Sávio Santos; PALHETA, Angélica Cristina Pezzin; RODRIGUES, Lorena Gonçalves; SILVA, Felipe Araújo. Relação entre as condições de trabalho e a autoavaliação em professores do ensino fundamental. Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, vol.12, n.2. 2008. P. 230-238.

PENTEADO, Regina Zanella; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo. A voz do professor: relações entre trabalho, saúde e qualidade de vida. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, vol. 25, n.95/96, 1999. P. 109-30.

PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo; PENTEADO, Regina Zanella; BYDLOWSKI, Cynthia Rachid; ELMOR, Maisa Rose Domênico; GRAZZELLI, Maria Elisabete. Escolas promotoras de saúde: onde está o trabalhador professor? Saúde em Revista, vol.5, n.11. 2003. P. 29-34.

QUINTAIROS, Sarah. Incidência de nódulos vocais em professores de pré-escola e o seu tratamento. Revista Cefac, vol.2. 2000. 16-22.

ROCHA, Vera Maria da; FERNANDES, Marcos Henrique. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol.57, n.1. 2008. P.23-27.

RODRIGUES, Sandra; AZEVEDO, Renata Rangel; BEHLAU, Mara Suzana. Considerações sobre a voz falada. In: MARCHESAN, Irene Queiroz; ZORZI, Jaime Luiz; & GOMES Ivone Carmen Dias, (Org.) Tópicos em fonoaudiologia. São Paulo: Lovise. 1996. p. 703-714.

SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Caderno de Saúde Pública, vol.20, n.2. 2004 p.580-588.

SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin; ROCCON, Priscila de França. Relação entre voz e qualidade de vida em professores universitários. Revista Cefac, vol.11, n.3. 2009 p.440-448.

SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin; Isabela de Sousa. Riscos ocupacionais à saúde e voz de professores: especificidades das unidades de rede municipal de ensino. Revista Cefac, vol.12, n.1, 2010 p.109-114.

SIMÕES, Marcia. LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira. (2006). Prevalência de alteração vocal em educadoras e sua relação com a auto-percepção. Revista de Saúde Pública, vol.40, n.6. 2006. P.1013 - 1018.

SOUZA, Carla Lima de; CARVALHO, Fernando Martins; ARAÚJO, Tânia Maria de; Reis, Eduardo José Farias Borges dos; LIMA, Verônica Maria Cadena; PORTO, Lauro Antonio Fatores associados a patologias de pregas vocais em professores. Revista de Saúde Pública, vol.45, n.5, 2011. P. 914-21.

STANFORD. Naomi, Organizational Health. London: Koogan Page. 2013

The WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc. Sci. Méd. 41, . 1995. 1403-1410.

GOULART, Íris Barbosa; SAMPAIO, Jader dos Reis. Qualidade de Vida no Trabalho: uma

análise da experiência de empresas brasileiras. In: SAMPAIO, Jader dos Reis et al. Qualidade de vida no trabalho e psicologia social. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 19-39.

ARAÚJO, Tânia Maria de; REIS, Eduardo José Farias Borges dos; CARVALHO, Fernando Martins; PORTO, Lauro Antonio; REIS, Israel Costa; ANDRADE, Jonathan Moura de. Fatores ass ociados a alterações vocais em professoras. Cad Saude Publica. Vol.24, m.6 2008 p. 1229 - 1238.

Published

2015-08-26

How to Cite

RISSI, V.; ROZIN, S.; CECCONELO, W. W. O IMPACTO DOS DISTÚRBIOS DE VOZ NA QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 31, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v14i31.860. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/860. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles