PERCEPÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO BRASIL: UM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Marta von Dentz Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.878

Resumo

O texto objetiva-se em tecer considerações/problematizações acerca da avaliação da educação básica no Brasil trazendo algumas percepções das avaliações de larga escala presentes neste cenário. Propõe-se estabelecer um diálogo acerca da relação entre políticas públicas educacionais e avaliação no contexto contemporâneo. Considera-se que, a influência internacional no sistema avaliativo brasileiro foi direcionando o foco para o rendimento do aluno, o desempenho de escolas e de sistemas, sem grandes implicações educacionais e sociais da avaliação. Enfim, pretende-se ressaltar que a forte presença do Estado-Avaliador permite visualizar a responsabilização dos agentes envolvidos nas políticas educacionais, subentendendo uma retração deste do Estado diante de sua responsabilidade.Palavras-chave: Avaliação de larga escala. Educação Básica. Estado-Avaliador. 

Referências

ALBA, A. de; BARRIGA, A.D.; VIESCA, M. Evaluación: Análisis de uma noción. Revista Mexicana de Sociologia. Año XLVI/vol. XLVI/Núm. 1: enero-marzo, 1984. Disponível em: http://www.angeldiazbarriga.com/articulos/pdf_articulos/1984_evaluacion_analisis_nocion.pdf>. Acesso em: 13 set. 2013.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto Escolar e Indicadores Educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.39, n.1, p.177-194, jan./mar.2013.

BALL, S. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade, v.35, n.2, 2010, p.37-55.

BRASIL. Decreto n.º 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2007.

BEISEGEL, C. Educação e Sociedade no Brasil após 1930. In: FAUSTO, Boris (Org.). História geral da civilização brasileira. Tomo III, v.4, Rio: Bertrand do Brasil, 1995, p.383-416.

BONAMINO, A; SOUSA, S. Z. Três Gerações de avaliações da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Fundação e Pesquisa. V. 38, n. 02, São Paulo, abr/jun., p. 373-388, 2012.

COELHO, M. I. Ensaio: Vinte anos de avaliação da educação no Brasil: aprendizagens e desafios. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.16, n.59, p.229-258, abr./jun.2008.

ESTEBAN, M. T. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, v.17, n,51, pag.573-592, set./dez.2012.

ESTEBAN, M. T; SILVA, J. F. da; HOFFMANN, J. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2010.

ESTÊVÃO, C. V. A qualidade da educação: suas implicações na política e na gestão pedagógica. RBPAE - v. 29, n. 1, p. 15-26, jan/abr. 2013.

FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

FRANCO, A. M. P; FILHO, N. M. Uma análise de Rankings de Escolas Brasileiras com Dados do Saeb. Est.Econ., São Paulo, v.42, n.2, p.263-283, abr./jun.2012.

JUNQUILHO, G. S. Teorias da Administração Pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC,CAPES, UAB, 2010.

KRAWCZYK, N. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, n° 12, julho-dezembro de 2012.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MESQUITA, S. Os resultados do Ideb no cotidiano escolar. Ensaio: Avaliação das Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.20, n.76, p.587-606, jul./set.2012.

NETO, J. L. H. Um olhar retrospectivo sobre a avaliação externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o SAEB de 2005. Revista Ibero americana de Educación, Ed. OEI, n.º 42/5 – 25 de abril de 2007.

SEVERINO, A. J. Fundamentos ético-políticos da Educação no Brasil de hoje. In: LIMA, J. C.; NEVES, L. M. (Orgs). Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006, p. 289-320.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

Dentz, M. von. (2015). PERCEPÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO BRASIL: UM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Profissão Docente, 14(31). https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.878

Edição

Seção

Artigos