TECNOLOGIA E CURRÍCULO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA EMEF “JOSÉ BENIGO GOMES”
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.898Resumo
Diante da necessidade de um currículo que favoreça as novas demandas educacionais da sociedade contemporânea, este artigo teve como objetivo analisar a inserção da tecnologia educacional no currículo escolar da EMEF “José Benigo Gomes”, do Distrito Bandeirantes D’Oeste. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir das análises de Gimeno Sacristan (2000, 2003), Gómez (2011), Morin (2000) e Delors (2010), e uma pesquisa documental, tendo como objeto de estudo o currículo da escola em questão. Identificou-se que as propostas curriculares adotadas pela EMEF “José Benigo Gomes”, Programa “Ler e Escrever” no ensino de 1ª a 4ª série e Programa “São Paulo Faz Escola” no ensino de 5ª a 8ª série/ano contemplam o estudo das tecnologias como fundamental para Educação Básica.Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Desafios Educacionais; Currículo.Referências
BLADES, David W.. Habilidades Básicas para o próximo século: desenvolvendo a razão, a revolta e a responsabilidade dos estudantes. In: SILVA, Luiz Heron (org.). Século XXI: Qual o conhecimento? Qual currículo? 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DELORS, Jacques. Um Tesouro a Descobri: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010.
GIMENO SACRISTÁN, José. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizada. In: GARCIA, Regina Leite; BARBOSA, Flavio Moreira. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafio. São Paulo: Cortez, 2003.
___, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Competência ou pensamento prático? A construção dos significados de representação e de ação. In: SACRISTÁN, José Gimeno et al. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
KRESS, Gunther. O ensino na era da informação: entre a instabilidade e a integração. In: GARCIA, Regina Leite; BARBOSA, Flavio Moreira. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafio. São Paulo: Cortez, 2003.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. “Currículo, conhecimento e cultura”. In: MOREIRA, Antonio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nov. 2006, p.83-111.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
NASCIMENTO, Adir Casaro; URQUIZA, A. H. Aguilara. Currículo, Diferenças e Identidades: tendências da escola indígena Guarani e Kaiowá. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, jan/jun. 2010.
SÃO PAULO (SP), Secretaria Municipal de Educação; Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares e proposições de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo I. São Paulo: SME, DOT, 2007.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. 1. Ed. atual. São Paulo: SE, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da. “Currículo e identidade social: territórios contestados”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 190-207.
SUD MENNUCCI. EMEF “José Benigo Gomes”. Regimento Escolar. Sud Mennucci: EMEF “José Benigo Gomes”, 2008.
SUD MENNUCCI, Equipe local. Plano de Ação 2011 da EMEF José Benigo Gomes (Sud Mennucci). 7º Evento Formação para o Projeto UCA: Um Computador por Aluno. Campinas, Pedreira, Sud Mennucci: UCA-UNICAMP/NIED, 13. Ago. 2011.
SUD MENNUCCI. EMEF “José Benigo Gomes”. Matriz Curricular 2014. Sud Mennucci: EMEF “José Benigo Gomes”, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.