SISTEMA DE GESTÃO NOTA 10: COMO A ESCOLAS TEM SE APROPRIADO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

Autores

  • Diego de Araújo Gonzaga Faculdades Integradas Urubupungá - FIU
  • Adriana de Oliveira Hansen Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS Faculdades Integradas Urubupungá - FIU

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.981

Resumo

Este artigo teve como intuito identificar como as unidades escolares têm utilizado Sistemas de Informação e se este uso tem contribuído para a melhoria da gestão escolar. Para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema de pesquisa e um estudo de caso em 05 escolas que utilizam o Gestão Nota 10 (GN10) desenvolvido pelo Instituto Airton Senna, localizadas no Noroeste Paulista, nos municípios de Pereira Barreto e Sud Mennucci. Os resultados demonstraram que o GN10 não teve uma boa aceitação das unidades escolares pesquisadas, segundo 60% dos entrevistados, devido ao tempo despendido no preenchimento das planilhas, a demora de devolutiva dos coordenadores do sistema, entre outros fatores, embora identificado que, o mesmo auxilia na gestão escolar fornecendo dados para traçar metas administrativas e pedagógicas e para acompanhar e controlar as atividades pedagógicas como dados sobre frequência e desempenho de professores e alunos.Palavras-chave: Gestão Escolar. Tecnologias. Sistemas de Gestão do Instituto Airton Senna.

Biografia do Autor

Diego de Araújo Gonzaga, Faculdades Integradas Urubupungá - FIU

Bacharel em Administração pelas Faculdades Integradas Urubupungá

Adriana de Oliveira Hansen, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS Faculdades Integradas Urubupungá - FIU

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, especialista em Administração Pública, pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBRAP), especialista em Docência no Ensino Técnico e Superior pelas Faculdades Integradas Urubupungá, especialista em EAD pela Faculdade Interativa COC, especialista em Gestão Empresarial e Controladoria e bacharel em Administração pelas Faculdades Integradas Urubupungá. Docente das Faculdades Integradas Urubupungá, atuando nas áreas de Planejamento Estratégico, Administração da Produção e Administração Financeira e Orçamentária. Servidora pública municipal, atuando na Secretaria de Educação de Sud Mennucci como coordenadora de Projetos Especiais. CRA/SP n° 110342.

Referências

ÁBILA, Fernanda. Novas tecnologias na educação. Revista aprendizagem. 4 ed. n20, 2010.

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.

BRASIL. Lei Complementar nº 1.164, de 4 de janeiro de 2012. Disponível em: <http://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/1030671/lei-complementar-1164-12>. Acesso em: 08 de Jul. 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP . Censo Escolar. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/descricao-do-censo-escolar>. Acesso em: 20 Ago. 2014.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade e. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, Fabíola da conceição. GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar. Universidade Estadual do Maranhão/Núcleo de Educação a Distância: 2008. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxhZ2VzdGFvZWR1Y2FjaW9uYWx8Z3g6MmNjMjlkMzcyZjNhMzc4Mw>. Acesso em: 28 Mai. 2014.

MISKALO, Inês Kisil. Sistemática de acompanhamento: Gestão Nota 10. São Paulo: Global, 2008.

OLIVEIRA, Emanuelle. O papel do Diretor na Gestão Democrática. Disponível em: <http://www.infoescola.com/pedagogia/o-papel-do-diretor-na-gestao-democratica/>. Acesso em: 07 Jul. 2014.

SÃO PAULO (Estado). Manual de Orientações para Cadastramento de Alunos no Sistema GDAE. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo/Grupo de Supervisão Educacional (GSE), 2013. Disponível em: <http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/cetec/geve/gdae/gdae.pdf>. Acessado em: 20 de Ago. 2014.

SÃO PAULO (Estado). Manual de Orientação ao Usuário do Sistema GEDAE. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Regionais/108100/Documentos/Manuais/%5bManual%5d%20GDAE%20Conclu%C3%ADntes%20%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20Gerais.pdf>. Acesso em: 20 Ago. 2014.

SÃO PAULO (Estado). Resolução 107, de 25 de Junho de 2002. Institui no âmbito da Secretaria de Estado da Educação os sistemas de Gestão Dinâmica de Administração Escolar e Sistema de Informações da Educação. 2002. . Disponível em: <http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/107_2002.htm?Time=23/08/2014%2020:24:09> . Acesso em: 23 de Ago. 2014.

SÃO PAULO (Estado), Ministério de Estado da Educação (MEC). Portaria nº 316, de 4 de Abril de 2007. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/censo/2007/legislacao/Portaria316-4_abril_2007.pdf>. Acesso em: 20 de Ago. 2014.

VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; ALONSO, Myrtes (Org). Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. (2 ed.). Porto Alegre: Bookman. 2001.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

GONZAGA, D. de A.; HANSEN, A. de O. SISTEMA DE GESTÃO NOTA 10: COMO A ESCOLAS TEM SE APROPRIADO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 34, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i34.981. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/981. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)