A MEDIAÇÃO DOS TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

Autores

  • MARIA APARECIDA SILVA DE SOUZA Ifes
  • Carlos Alberto Dallabona Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.962

Resumo

Partindo do pressuposto que um dos papéis do Tutor à Distância é o de potencializar a mediação e colocar-se como um motivador do processo ensino aprendizagem, e que, o distanciamento físico na EaD exige uma mediação pautada em novas estratégias, habilidades, competências e atitudes, o presente artigo teve como objetivo principal verificar as dimensões do trabalho dos Tutores à Distância para o processo de ensino-aprendizagem no ensino a distância do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Espiríto Santo - IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim, buscando compreender as dimensões do trabalho do Tutor em processos educativos a distância, levantando junto aos tutores elementos restritivos e facilitadores com relação ao exercício da tutoria no curso de Licenciatura em Informática, abordando alguns aspectos da história do ensino a distância no Brasil, no IFES e no Curso de Licenciatura em Informática. Daí se questiona a importância da mediação dos tutores a distância no processo de ensino-aprendizagem do curso de Licenciatura em Informática do IFES. O desenvolvimento da pesquisa consistiu na leitura de autores que desenvolveram pesquisas que perpassam a temática em estudo, a fim de embasar teoricamente a pesquisa. Na pesquisa empírica foi realizada entrevista individual com os Tutores à Distância do Curso de Licenciatura em Informática do IFES. Entende-se assim, que o Tutor à Distância do curso de Licenciatura em Informática do IFES é um mediador cognitivo, que orienta, ajuda e provoca, destacando ainda na sua atuação, ações pedagógicas e preocupação com o processo ensino aprendizagem do aluno. Entende-se também, que um dos papéis do Tutor a Distância é potencializar a mediação e colocar-se como um motivador do processo ensino aprendizagem e que o distanciamento físico na EaD exige uma mediação pautada em novas estratégias, habilidades, competências e atitudes.Palavras-chave: Tutoria; Tutores à Distância; Mediação; Educação a distância.

Biografia do Autor

MARIA APARECIDA SILVA DE SOUZA, Ifes

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Magistério e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo (2000). Atualmente é pedagoga do IFES - Instituto Federal do Espirito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim - ES- Tutora a Distância e Professora Especialista de Metodologia de Aprendizagem em EAD no CEAD/IFES - Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - CEFETES - 2008. Especialista em Gestão e Docência em EaD pela UFSC - 2012-2013. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Curso de Licenciatura em Informática na Modalidade de EaD no IFES/CEAD. Aluna de Disciplina IsoladaEDU997000/1 Produção do Conhecimento em Educação- Doutorado em Educação - Proped - UERJ

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

SOUZA, M. A. S. D.; DALLABONA, C. A. A MEDIAÇÃO DOS TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 31, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v14i31.962. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/962. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos