A MEDIAÇÃO DOS TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.962Abstract
Partindo do pressuposto que um dos papéis do Tutor à Distância é o de potencializar a mediação e colocar-se como um motivador do processo ensino aprendizagem, e que, o distanciamento físico na EaD exige uma mediação pautada em novas estratégias, habilidades, competências e atitudes, o presente artigo teve como objetivo principal verificar as dimensões do trabalho dos Tutores à Distância para o processo de ensino-aprendizagem no ensino a distância do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Espiríto Santo - IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim, buscando compreender as dimensões do trabalho do Tutor em processos educativos a distância, levantando junto aos tutores elementos restritivos e facilitadores com relação ao exercício da tutoria no curso de Licenciatura em Informática, abordando alguns aspectos da história do ensino a distância no Brasil, no IFES e no Curso de Licenciatura em Informática. Daí se questiona a importância da mediação dos tutores a distância no processo de ensino-aprendizagem do curso de Licenciatura em Informática do IFES. O desenvolvimento da pesquisa consistiu na leitura de autores que desenvolveram pesquisas que perpassam a temática em estudo, a fim de embasar teoricamente a pesquisa. Na pesquisa empírica foi realizada entrevista individual com os Tutores à Distância do Curso de Licenciatura em Informática do IFES. Entende-se assim, que o Tutor à Distância do curso de Licenciatura em Informática do IFES é um mediador cognitivo, que orienta, ajuda e provoca, destacando ainda na sua atuação, ações pedagógicas e preocupação com o processo ensino aprendizagem do aluno. Entende-se também, que um dos papéis do Tutor a Distância é potencializar a mediação e colocar-se como um motivador do processo ensino aprendizagem e que o distanciamento físico na EaD exige uma mediação pautada em novas estratégias, habilidades, competências e atitudes.Palavras-chave: Tutoria; Tutores à Distância; Mediação; Educação a distância.Downloads
Published
2015-08-26
How to Cite
SOUZA, M. A. S. D.; DALLABONA, C. A. A MEDIAÇÃO DOS TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 14, n. 31, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v14i31.962. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/962. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.