DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DILEMAS E CONCEPÇÕES SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v14i31.963Resumo
Este trabalho, de natureza qualitativa, trata de um estudo sobre docência universitária. Nele apresentamos as concepções de docentes universitários sobre desafios, missão, avaliação, ensino e aprendizagem na docência superior. A leitura das entrevistas nos leva à observação da preocupação dos docentes com a formação de profissionais que atendam às exigências do dinâmico mercado de trabalho, em constante transformação e evolução, mas que, ao mesmo tempo, sejam profissionais críticos e reflexivos. Para promover adequadamente as competências exigidas, os docentes destacam a necessidade de utilizar as mais variadas estratégias de ensino e avaliação, de modo a favorecer a aprendizagem, apesar de dificuldades das mais diversas ordens.
Palavras-chave: Concepções de docência, missão docente, ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.