“Bom ou mau docente?” Os desafios entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia/IE/UFMT

Authors

  • Viviane Salarolli de Souza Silva Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1076

Abstract

Busca-se compreender o que leva um discente classificar um docente de “bom” ou “mau”, traçando assim o perfil do “bom docente”. Esclarecer a existência destas categorias nas relações instituídas e suas contribuições para a formação é o que nos move. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá/MT. A metodologia foi um questionário de natureza qualitativa. Participaram 20 discentes do curso de Pedagogia matutino (3º e 4º anos), sendo 19 do sexo feminino e um do masculino. Com base nos dados, concluímos que a importância não reside na classificação em si, mas, sobretudo, na forma como os educadores optam por um conjunto de características que possibilite o fazer pedagógico e os desafios daqueles que militam pela educação.

Author Biographies

Viviane Salarolli de Souza Silva, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corporeidade e Ludicidade (GEPCOL). 

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corporeidade e Ludicidade (GEPCOL).

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Published

2018-10-11

How to Cite

DE SOUZA SILVA, V. S.; GOMES, C. F. “Bom ou mau docente?” Os desafios entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia/IE/UFMT. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 66–82, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i38.1076. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1076. Acesso em: 24 nov. 2024.