AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DAS DISCENTES DO QUARTO ANO DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1167Abstract
O estágio supervisionado busca desenvolver, no futuro professor, conhecimentos teóricos e práticos. Assim, com objetivo de identificar, nos relatórios de estágio (RE), de que forma ele contribuiu para a formação das licenciandas do curso de Pedagogia, analisou-se os RE de três estudantes do quarto ano de uma instituição particular. Os registros revelam que o estágio contribuiu para a formação das estagiárias, pois tiveram condições de vivenciar situações adversas em sala de aula e nos locais que visitaram com os estudantes, precisaram replanejar atividades previstas, lidar com conflitos, ensinar e aprender ao mesmo tempo, estarem abertas para o envolvimento, a discussão e a reflexão, o que amplia o repertório de conhecimento das licenciandas, que não tinham experienciado a prática docente.Downloads
References
BOLÍVAR, A. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga, España: Ediciones Aljibe, 2006.
BORGES, M. C; VIEIRA, V. M. O. AQUINO, O. F. Formação de professores em Brasil: desafios e perspectivas da melhora da qualidade da educação. In: A formação inicial de professores: uma visão internacional. BORGES, M. C.; AQUINO, O. F. (Orgs). Uberlândia, MG. UDUFU: 2013BRASIL.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP 009/2001- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. 2001.
______. Parecer CNE/CP, 28 de fevereiro de 2001; Diário Oficial da União, Brasília, 2001, p.10.
BURIOLLA, M. A. O Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez, 1999.
CARVALHO, G. T.R.D.; UTUARI, S. (Orgs). Formação de professores e estágios supervisionados: Algumas Veredas. São Paulo: Andross, 2007.
DUBAR, C.. A Socialização: construção das identidades sociais. Portugal: Porto Editora, 1997. 190 p.
FLORES, M. A; VIEIRA, F.; FERREIRA, F. I. Formação inicial de professores em Portugal: problemas, desafios e o lugar da prática nos Mestrados em Ensino Pós-Bolonha. In: BORGES, M. C.; AQUINO, O. F. (Orgs). A formação inicial de professores: uma visão internacional. Uberlândia, MG. EDUFU: 2013. p. 61-96.
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora. 1999.
KOWALTOWSKI, D C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. p. 272.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. In: Educação & Sociedade. Campinas: UNICAMP, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
BOLÍVAR, A. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. Málaga, España: Ediciones Aljibe, 2006.
BORGES, M. C; VIEIRA, V. M. O. AQUINO, O. F. Formação de professores em Brasil: desafios e perspectivas da melhora da qualidade da educação. In: A formação inicial de professores: uma visão internacional. BORGES, M. C.; AQUINO, O. F. (Orgs). Uberlândia, MG. UDUFU: 2013BRASIL.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP 009/2001- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. 2001.
______. Parecer CNE/CP, 28 de fevereiro de 2001; Diário Oficial da União, Brasília, 2001, p.10.
BURIOLLA, M. A. O Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez, 1999.
CARVALHO, G. T.R.D.; UTUARI, S. (Orgs). Formação de professores e estágios supervisionados: Algumas Veredas. São Paulo: Andross, 2007.
DUBAR, C.. A Socialização: construção das identidades sociais. Portugal: Porto Editora, 1997. 190 p.
FLORES, M. A; VIEIRA, F.; FERREIRA, F. I. Formação inicial de professores em Portugal: problemas, desafios e o lugar da prática nos Mestrados em Ensino Pós-Bolonha. In: BORGES, M. C.; AQUINO, O. F. (Orgs). A formação inicial de professores: uma visão internacional. Uberlândia, MG. EDUFU: 2013. p. 61-96.
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora. 1999.
KOWALTOWSKI, D C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. p. 272.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. In: Educação & Sociedade. Campinas: UNICAMP, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.