A Escola Normal de Uberlândia e a formação de professores entre os anos de 1970 e 1990
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1170Abstract
Este estudo é parte da dissertação defendida no ano de 2017, que propôs investigar as estratégias para a formação de professores entre os anos de 1970 e 1990, recorte esse definido por meio da análise de legislações educacionais e documentos da Escola Normal de Uberlândia como diários de classe e regimentos internos da instituição de ensino Colégio Estadual Uberlândia, e entrevistas com ex-professores que ministraram aulas no curso normal da referida escola. Contou-se também com o estudo de um referencial teórico do município em questão para compreensão do momento histórico ali vivido. Para tal, foram utilizados autores como Soares (1995), Gatti e Inácio Filho (2002, 2007). Para compressão do contexto nacional, foi utilizado como referência Napolitano (2014), e para a discussão sobre formação de professores, Saviani (2009). Assim, foi possível compreender o processo de organização da formação docente no município de Uberlândia, tendo em vista as características sociais, econômicas, políticas e educacionais do período. Podemos afirmar que a Escola Normal oscilou entre a necessidade de formação de seus professores e as dificuldades de se instalar e se consolidar enquanto instituição, capaz de atender ao projeto de expansão do sistema educacional.
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