A Escola Normal de Uberlândia e a formação de professores entre os anos de 1970 e 1990

Authors

  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Clarissa Betanho Inácio Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1170

Abstract

Este estudo é parte da dissertação defendida no ano de 2017, que propôs investigar as estratégias para a formação de professores entre os anos de 1970 e 1990, recorte esse definido por meio da análise de legislações educacionais e documentos da Escola Normal de Uberlândia como diários de classe e regimentos internos da instituição de ensino Colégio Estadual Uberlândia, e entrevistas com ex-professores que ministraram aulas no curso normal da referida escola. Contou-se também com o estudo de um referencial teórico do município em questão para compreensão do momento histórico ali vivido. Para tal, foram utilizados autores como Soares (1995), Gatti e Inácio Filho (2002, 2007). Para compressão do contexto nacional, foi utilizado como referência Napolitano (2014), e para a discussão sobre formação de professores, Saviani (2009). Assim, foi possível compreender o processo de organização da formação docente no município de Uberlândia, tendo em vista as características sociais, econômicas, políticas e educacionais do período. Podemos afirmar que a Escola Normal oscilou entre a necessidade de formação de seus professores e as dificuldades de se instalar e se consolidar enquanto instituição, capaz de atender ao projeto de expansão do sistema educacional.

Author Biographies

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduado em História pela mesma instituição. Realizou estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa. É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, gestão 2017-2020.

Clarissa Betanho Inácio, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestre em História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal.

References

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Disponível em: <http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/>. Acesso em 13 de julho, 2015.

BRASIL. Diretrizes e Bases do ensino de 1º e 2º graus. Lei nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm

GATTI, Gisele Cristina do Vale; INÁCIO FILHO, Geraldo. A Escola Estadual de Uberlândia na perspectiva das representações sociais (1929-1950). Cadernos de História da Educação. v.1, nº1, p. 55058, jan./dez. 2002. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/306/295. Acesso em 20 jul. 2016.

GATTI, Gisele Cristina do Vale; INÁCIO FILHO, Geraldo. Instituições escolares, urbanização e estratégias de modernização em Uberabinha, Minas Gerais na Primeira Metade do séc. XX. In: IV CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, 2007. Anais... Juiz de Fora, 2007. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/portalmineiro/conteudo/externos/4cpehemg/Textos/pdf/7a_5.pdf. Acesso em 18 jul. 2016.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.

PEIXOTO FILHO, José Pereira; SILVA, Wilney Fernando. Educação, Progresso e Obediência: a formação do professor para o Sertão das Minas Gerais em Meados do século XX. Cadernos de História da Educação, v.8, nº1. Jan/Jun, 2009. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2283. Acesso em 12 de nov 2018.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, Abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso 16 jul. 2016.

SOARES. Beatriz Ribeiro. Uberlândia: da “Cidade Jardim” ao “Portal do Cerrado” - imagens e representações no Triângulo Mineiro. São Paulo: USP, 1995, 290p. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1995.

Adeniron Fernandes. Entrevista concedida a Clarissa Betanho Inacio. Uberlândia, 07 de março. 2017.

Carmem Lídia Junqueira Bernardes, Entrevista concedida a Clarissa Betanho Inacio. Uberlândia, 15 de fevereiro. 2017.

Maristela Pitil. Entrevista concedida a Clarissa Betanho Inacio. Uberlândia, 12 de março. 2017.

Yolanda Bernardes. Entrevista concedida a Clarissa Betanho Inacio. Uberlândia, 15 de fevereiro. 2017.

Published

2018-12-21

How to Cite

DE CARVALHO, C. H.; BETANHO INÁCIO, C. A Escola Normal de Uberlândia e a formação de professores entre os anos de 1970 e 1990. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 298–323, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i39.1170. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1170. Acesso em: 24 nov. 2024.