Ser professora negra no ensino superior: vivência e experiências
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1180Abstract
A pesquisa apresenta algumas considerações sobre os princípios democráticos e igualitários prescritos em lei em relação à diversidade racial negra. O recorte que buscamos investigar está centrado nas ações afirmativas implementadas a partir do início deste século e que, apesar das inúmeras críticas, representam um avanço social e político no cenário nacional marcado por um histórico de exclusão em relação à população negra. Os estudos indicam que a garantia dos direitos conquistados ainda se constitui um grande desafio a ser vencido e a educação tem papel fundamental no sentido de colocar em prática atitudes concretas de inclusão e de valorização das diferentes culturas. No viés desse debate, inúmeras temáticas são suscitadas, possibilitando a compreensão da diversidade como instrumento para construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por meio da narrativa (auto)biográfica de uma professora negra, docente do ensino superior, inferimos reflexões sobre questões tangentes à diversidade racial negra, na intenção de responder ao questionamento: que sentidos e implicações de formação e relações socioculturais emergem nas narrativas constituídas por professores e professoras negros/as no campo educacional? Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, sustentada pelo aporte teórico de Santos (2006); Gomes (2001, 2005, 2007); Munanga (2007, 2008); Cavalleiro (2001) entre outros.
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