Desafios para a educação da criança no Brasil: desenvolvimento omnilateral
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1204Abstract
O estudo, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, objetiva refletir acerca dos desafios postos à Educação Infantil no cenário educacional brasileiro contemporâneo. O problema central consiste na institucionalização precoce de crianças em escolas projetadas para a assistência e cuidado e fundamentadas em concepções anacrônicas de infância e de formação, contrariando prescrições da legislação educacional que avançam na consideração das crianças como sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem. As análises e proposições estão referenciadas no conceito marxista de formação omnilateral, que preconiza a articulação das dimensões intelectual, corporal e tecnológica e na Teoria Histórico-Cultural de matriz vigotskyana, com vistas a assegurar uma Educação Infantil voltada ao pleno desenvolvimento e humanização da criança, concebendo-a como ser histórico e social em constante desenvolvimento.References
ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação Infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
______. Escola Infantil: pra que te quero? In: CRAIYD, Carmem Maria, KAERCHER, Gladis Elise Pereira da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol.3, Brasília MEC/SEF, 1998.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, 20 de dezembro de 1996.
______. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em 17 mai 2018
BAURU (Cidade). Proposta pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP [recurso eletrônico] / Orgs.: PASQUALINI, Juliana Campregher; TSUHAKO, Yaeko Nakadakari. – Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
ELKONIN, Daniil B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVIDOV, Vasily; SHUARE, Marta. (Orgs.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antologia). Moscou: Progresso, 1987. p. 125-142.
ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 1995.
KUHLMANN JR, Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista brasileira de educação, n. 14, Mai/Jun/Jul/Ago 2000.
MELLO, Suely Amaral. Teoria Histórico-Cultural e trabalho docente: apropriação teórica e novas relações na escola. In: MILLER, Stela, BARBOSA, Maria Valéria, MENDONÇA, Sueli. Educação e humanização: as perspectivas da teoria histórico-cultural. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
PASQUALINI, Juliana Compregher. A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil. Psicologia em Estudo, v. 14, n. 1, p. 31-40, 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/30217>. Acesso em: 17 Mar. 2018.
______. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar da criança de 0 a 6 anos: desenvolvimento e ensino em Vigotski, Leontiev e Elko¬nin. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, 2006.
RIGON, Jose Rigon; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; MORETTI, Vanessa Dias. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma educação da melhor qualidade. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico- crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. In: BARBOSA, Maria Valéria; MILLER, Stela; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria Histórico-Cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura acadêmica, 2016.
SILVA, Vandeí Pinto da; CORRÊA, Patrícia A. Conhecimentos e experiências dos estudantes e a filosofia da Práxis no ensino médio: perspectivas. In: 14ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA, 2015, Marília. Anais... Marília, UNESP, 2015. Disponível em: < http://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/conhecimentos-e-experiencias-dos-estudantes.pdf> Acesso em: 19 mar. 2018.
SILVA, Vandeí Pinto da; SILVA, Joice Ribeiro Machado da; CASTRO, Rosane Michelli de. Interdisciplinary Formation and Social Integration in Present-Day. Creative Education, vol.6, nº.17, October/ 2015.
VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Obras escogidas, tomo IV. Madrid: Visor, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.