Desafios para a educação da criança no Brasil: desenvolvimento omnilateral

Autores

  • Mariane dos Santos Gomes Programa de Pós-Graduação em Educação UNESP, campus Marília.
  • Vandeí Pinto da Silva Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - campus Marília.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1204

Resumo

O estudo, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, objetiva refletir acerca dos desafios postos à Educação Infantil no cenário educacional brasileiro contemporâneo. O problema central consiste na institucionalização precoce de crianças em escolas projetadas para a assistência e cuidado e fundamentadas em concepções anacrônicas de infância e de formação, contrariando prescrições da legislação educacional que avançam na consideração das crianças como sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem. As análises e proposições estão referenciadas no conceito marxista de formação omnilateral, que preconiza a articulação das dimensões intelectual, corporal e tecnológica e na Teoria Histórico-Cultural de matriz vigotskyana, com vistas a assegurar uma Educação Infantil voltada ao pleno desenvolvimento e humanização da criança, concebendo-a como ser histórico e social em constante desenvolvimento.

Biografia do Autor

Mariane dos Santos Gomes, Programa de Pós-Graduação em Educação UNESP, campus Marília.

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Membro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Projeto Interdisciplinar EJA- Educação de Jovens e Adultos. Integrante do Grupo de Pesquisa GP FORME - Formação do Educador. 

Vandeí Pinto da Silva, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - campus Marília.

Doutor e Mestre em Educação pela UNESP, graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Salesiana. Desenvolve estágio de Pós-doutorado no PPGE da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Gomes, M. dos S., & Silva, V. P. da. (2018). Desafios para a educação da criança no Brasil: desenvolvimento omnilateral. Revista Profissão Docente, 18(39), 373–386. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1204

Edição

Seção

Artigos