Aprendizagem baseada em projetos na perspectiva dos alunos

Authors

  • Maria Luisa Cervi Uzun Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Jaqueline Brigladori Pugliesi Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF)
  • Carlos Eduardo de França Roland Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1212

Abstract

No contexto de discussões sobre metodologias ativas, especialmente no ensino superior, o presente trabalho objetivou investigar, na perspectiva dos alunos, a sua aprendizagem quando se utiliza o método aprendizagem baseada em projetos (ABP). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Galvão, Pluye e Ricarte (2017). Para isso, foi enviado um questionário com 20 itens na escala Likert para verificar o nível de concordância e um item para resposta aberta objetivando fazer análise das mensagens escritas pelos alunos num curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Faculdade de Tecnologia envolvendo as disciplinas de Estatística Aplicada, Interação Humano Computador, Engenharia de Software e Linguagem de Programação. Este artigo é pautado nas principais teorias da aprendizagem de Lev Vygotsky (1896-1934), John Dewey (1859-1952), Carl Rogers (1902-1987) e David Ausubel (1918-2008). Os dados permitiram verificar, na perspectiva dos alunos, aspectos pedagógicos como: o seu grau de satisfação, autonomia, o papel do professor, entre outros.

Author Biographies

Maria Luisa Cervi Uzun, Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Universidade de Franca (UNIFRAN)

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Educação Matemática pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e graduada em Pedagogia e em Matemática pela mesma instituição. Professora Associada da Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e professora titular da Universidade de Franca (UNIFRAN).

Jaqueline Brigladori Pugliesi, Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF)

Doutora e Mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Ciência da Computação pela mesma instituição, e especialização em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela Universidade Anhanguera (Uniderp). Professora no Centro Universitário Municipal de Franca e (UniFACEF) e na Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC).

Carlos Eduardo de França Roland, Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF)

Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Municipal de Franca (UniFACEF), Bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (USP), graduado em Engenharia Elétrica - Modalidade Eletrônica, pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor na Centro Universitário Municipal de Franca e (UniFACEF), na Faculdade de Tecnologia de Franca (FATEC) e diretor da França Roland Informática.

References

AUSUBEL, David P. Apresentação da teoria da assimilação da aprendizagem e da retenção significativas. In: Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

BIE (Buck Institute for Education). A Guide to Standards-Focused Project Based Learning. Education Handbook. 2nd ed. Wilsted&Taylor Publishing, 2003.

CARLINE, Alda L. et. al (Orgs). Procedimentos de Ensino: um ato de escola na busca de uma aprendizagem integral. São Paulo: Avercamp, 2004.

CERQUEIRA, Teresa Cristina S. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic - Revista de Psicologia, v.7, n.1, p. 29-38, Jan./Jun. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v7n1/v7n1a05.pdf. Acesso em 19 de nov 2018.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; PLUYE, Pierre; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOPES, Celi Espasandin. Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática. Bolema, v. 27, n. 47, p. 901, 2013.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MORAN, José. Coleções Mídias Contemporâneas. In: SOUZA, Carlos alberto; MORALES, Ofélia E.T. (Orgs). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

MOREIRA, Daniel Augusto et. al. (Orgs.). Didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.

PAIVA, Marlla R. F.; PARENTE, José Reginaldo F.; BRANDAO, Israel R.; QUEIROZ, Ana Helena B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v.1,5 n. 02, p. 145-153, jun./dez. 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595. Acesso em 12 nov 2018.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SOUZA, Samir C.; DOURADO, Luis. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, ano 31, v. 5, 2015.

VIGOTSKI, Lev S. O significado Histórico da Crise da Psicologia. Uma investigação metodológica. In: Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Tradução e organização: José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues (org.). – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

ZIMRING, Fred. Carl Rogers. Tradução e organização: Marco Antônio Lorieri. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Published

2018-12-21

How to Cite

CERVI UZUN, M. L.; PUGLIESI, J. B.; ROLAND, C. E. de F. Aprendizagem baseada em projetos na perspectiva dos alunos. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 403–414, 2018. DOI: 10.31496/rpd.v18i39.1212. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1212. Acesso em: 23 nov. 2024.