Aprendizagem baseada em projetos na perspectiva dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1212Abstract
No contexto de discussões sobre metodologias ativas, especialmente no ensino superior, o presente trabalho objetivou investigar, na perspectiva dos alunos, a sua aprendizagem quando se utiliza o método aprendizagem baseada em projetos (ABP). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Galvão, Pluye e Ricarte (2017). Para isso, foi enviado um questionário com 20 itens na escala Likert para verificar o nível de concordância e um item para resposta aberta objetivando fazer análise das mensagens escritas pelos alunos num curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Faculdade de Tecnologia envolvendo as disciplinas de Estatística Aplicada, Interação Humano Computador, Engenharia de Software e Linguagem de Programação. Este artigo é pautado nas principais teorias da aprendizagem de Lev Vygotsky (1896-1934), John Dewey (1859-1952), Carl Rogers (1902-1987) e David Ausubel (1918-2008). Os dados permitiram verificar, na perspectiva dos alunos, aspectos pedagógicos como: o seu grau de satisfação, autonomia, o papel do professor, entre outros.References
AUSUBEL, David P. Apresentação da teoria da assimilação da aprendizagem e da retenção significativas. In: Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
BIE (Buck Institute for Education). A Guide to Standards-Focused Project Based Learning. Education Handbook. 2nd ed. Wilsted&Taylor Publishing, 2003.
CARLINE, Alda L. et. al (Orgs). Procedimentos de Ensino: um ato de escola na busca de uma aprendizagem integral. São Paulo: Avercamp, 2004.
CERQUEIRA, Teresa Cristina S. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic - Revista de Psicologia, v.7, n.1, p. 29-38, Jan./Jun. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v7n1/v7n1a05.pdf. Acesso em 19 de nov 2018.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; PLUYE, Pierre; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LOPES, Celi Espasandin. Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática. Bolema, v. 27, n. 47, p. 901, 2013.
MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MORAN, José. Coleções Mídias Contemporâneas. In: SOUZA, Carlos alberto; MORALES, Ofélia E.T. (Orgs). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MOREIRA, Daniel Augusto et. al. (Orgs.). Didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
PAIVA, Marlla R. F.; PARENTE, José Reginaldo F.; BRANDAO, Israel R.; QUEIROZ, Ana Helena B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v.1,5 n. 02, p. 145-153, jun./dez. 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595. Acesso em 12 nov 2018.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUZA, Samir C.; DOURADO, Luis. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, ano 31, v. 5, 2015.
VIGOTSKI, Lev S. O significado Histórico da Crise da Psicologia. Uma investigação metodológica. In: Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Tradução e organização: José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues (org.). – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
ZIMRING, Fred. Carl Rogers. Tradução e organização: Marco Antônio Lorieri. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.