Causas e consequências dos afastamentos de professores no município de Aparecida do Taboado - MS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1345

Abstract

O presente texto tem como objeto discutir a saúde dos trabalhadores/professores da Rede Municipal de Educação do Município de Aparecida do Taboado – MS, a partir dos afastamentos apresentados entre os meses de janeiro e outubro de 2019. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa, teceremos algumas considerações sobre os motivos que levaram esses profissionais ao afastamento do trabalho. Ainda que de forma breve, buscaremos responder a algumas questões que têm se evidenciado, mas que as pesquisas na área da educação pouco têm contribuído para as possíveis respostas: Quais são as causas dos afastamentos dos professores da rede municipal de educação do Município de Aparecida do Taboado? Ao final do escrito será possível comprovar que muitos são os motivos que corroboram para o adoecimento dos professores, dentre eles as Doenças psíquicas, do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, principalmente.

Author Biographies

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (2000), graduação em Licenciatura em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é quadro próprio do magistério - Secretaria de Estado da Educação do Paraná com permuta temporária para a SED/MS, professor adjunto efetivo do curso de Pedagogia e professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba. Pesquisa a formação de Professores no Estado de Mato Grosso do Sul, tem experiência na área de Arte, Gênero, sexualidades e diversidades e formação de professores.

Joaquim Donizete de Matos, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul

Graduado em Biologia e Pedagogia, pós-graduado em nível de especialização latu-sensu em Metodologia do Ensino, Professor na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, em Aparecida do Taboado-MS.

Edna Pereira Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Direito, Pedagoga e Professora na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação/Mestrado-UEMS (2019)

References

BALLONE, Geraldo José. O que são Transtornos Mentais - in. PsiqWeb. 2008. Disponível em www.psiqweb.med.br. Acesso em 29 out 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: .http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 01 nov 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN 9394/1996. MEC: Brasília, 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de promoção da saúde. Ministério da Saúde: Brasília, 2002.

CNTE. Retratos da escola 3: a realidade sem retoques da educação no Brasil. Brasília: CNTE, 2003. Disponível em: https://www.cnte.org.br/images/stories/2012/pesquisa_retrato_da_escola_3.pdf. Acesso em 20 dez 2019.

COSTA, Patricia Gomes; SANTOS, Amédis Germano dos. Afastamento dos professores de 5ª à 8ª séries da rede municipal de Ipatinga da sala de aula: principais causadores. Anais do VI Congresso de Letras: Linguagem e Cultura, 2007. Disponível em: http://bibliotecadigital.unec.edu.br/ojs/index.php/unec03/article/view/289. Acesso em 12 fev 2020.

COSTA. Belisa Souza; COSTA, Sueli de Souza; CINTRA, Cynthia Leonis Dias. Os possíveis impactos da reforma da legislação trabalhista na saúde do trabalhador. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. 2018. p. 109-117. Disponível em: file:///C:/Users/REGINALDO/Downloads/v16n1a16.pdf. Acesso em 12 fev 2020.

GOUVÊA. Leda Aparecida Vanelli Nabuco. As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Rio de Janeiro, v. 40, n. 111, p. 206-219, out/dez 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Professora/Documents/MESTRADO/DesafiosEducacionaisXXI/TCC/Artigosobreasaudedoprofessor.pdf. Acesso em 03 nov 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa v.46 n.159 p.38-62 jan./mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n159/1980-5314-cp-46-159-00038. Acesso em 12 fev 2020.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 13-35.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Entrevista: a saúde do profissional e as condições de trabalho. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 6, n. 11, p. 301-313, jul./dez. 2012. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/211/399. Acesso em 20 dez 2019.

OMS. Constituição da Organização Mundial de Saúde OMS. 1946. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html. Acesso em 01 fev 2020.

ONU. Convenção da ONU de 21 de dezembro de 1965: Sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr6/documentos-e-publicacoes/legislacao/legislacao-docs/quilombola/convencao.pdf. Acesso em 10 jan 2020.

SILVA, Jorge Luiz Lima da. O processo saúde-doença e sua importância para a promoção da saúde. Revista informe-se em promoção da saúde, v. 2, n. 1. 2006. p. 03-05. Disponível em: http://www.professores.uff.br/jorge/wp-content/uploads/sites/141/2017/10/o-process.pdf. Acesso em 12 fev 2020.

VARELA, Drauzio. Síndrome de Burnout. 2019. Disponível em: http://staging.drauziovarella.nousk.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional/. Acesso em 12 fev 2020.

Published

2020-09-04

How to Cite

PEIXOTO, R.; MATOS, J. D. de; SILVA, E. P. Causas e consequências dos afastamentos de professores no município de Aparecida do Taboado - MS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 01–16, 2020. DOI: 10.31496/rpd.v20i44.1345. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1345. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Articles