Impacto da internacionalização na carreira de pesquisadores brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1416

Resumo

Este estudo objetivou analisar as transformações nas carreiras profissionais dos pesquisadores brasileiros no campo acadêmico nacional após o processo de internacionalização. Foi iniciado na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris (França), em 2005. A pesquisa abrangeu questionários e entrevistas com 14 pesquisadores brasileiros bolsistas e análises dos currículos via Plataforma Lattes/CNPq, e trata-se de um estudo longitudinal, sendo levantadas informações para identificar a evolução da produção acadêmica e a inserção internacional. Os resultados corroboraram a hipótese de que o processo de internacionalização trouxe transformações positivas de oportunidades nas carreiras dos pesquisadores brasileiros entrevistados, repercutiu em trunfos e distinção, melhor inserção na academia e na produção de conhecimento, atuação em novos cargos acadêmicos e significativo aumento da produção científica no campo acadêmico nacional, mesmo que de forma diferenciada quanto às posições dos pesquisadores quanto ao engajamento no campo acadêmico, sejam eles “mais consolidados” ou “menos consolidados”.

Biografia do Autor

Deomara Cristina Damasceno Garcia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Psicóloga Clínica. Tem Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e cursa o Doutorado em Gerontologia/Clínica Médica na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Valdir Garcia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com período sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (França). Atualmente é agente fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Garcia, D. C. D., & Garcia, V. (2021). Impacto da internacionalização na carreira de pesquisadores brasileiros. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1416