Impacto da internacionalização na carreira de pesquisadores brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1416Abstract
Este estudo objetivou analisar as transformações nas carreiras profissionais dos pesquisadores brasileiros no campo acadêmico nacional após o processo de internacionalização. Foi iniciado na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris (França), em 2005. A pesquisa abrangeu questionários e entrevistas com 14 pesquisadores brasileiros bolsistas e análises dos currículos via Plataforma Lattes/CNPq, e trata-se de um estudo longitudinal, sendo levantadas informações para identificar a evolução da produção acadêmica e a inserção internacional. Os resultados corroboraram a hipótese de que o processo de internacionalização trouxe transformações positivas de oportunidades nas carreiras dos pesquisadores brasileiros entrevistados, repercutiu em trunfos e distinção, melhor inserção na academia e na produção de conhecimento, atuação em novos cargos acadêmicos e significativo aumento da produção científica no campo acadêmico nacional, mesmo que de forma diferenciada quanto às posições dos pesquisadores quanto ao engajamento no campo acadêmico, sejam eles “mais consolidados” ou “menos consolidados”.References
ALMEIDA, Ana Maria et al. (Orgs.). Circulação internacional e
formação intelectual das elites brasileiras. Campinas: Unicamp, 2004.
AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula. Circulação das ideias e internacionalização da Educação Superior: inferências a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu. Educação, v. 40, n. 3, p. 296-304, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28980. Acesso em 10 abr. 2020.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020 / Coordenação de
Pessoal de Nível Superior. – Brasília, DF: CAPES, 2010, 2v.
CANÊDO, Letícia; GARCIA, Afrânio. Les boursiers brésiliens et l’accès aux formations d’excellence international. Cahiers du Brésil Contemporain, v. 59/60, n. 57/58, p. 21-48, 2004/2005.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Sobre a Plataforma Lattes, 2020. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/ Acesso em 24 jul. 2020.
GARCIA, Deomara Cristina Damasceno. Ser bolsista no exterior: trajetória de pesquisadores brasileiros na França. Dissertação (Mestrado Em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, SP, 2009.
GARCIA, Afrânio. Circulation Internationale et formation d’une “école de pensée” latino-américaine (1945-2000). Social Science Information, v.44, n.2-3, p. 521-55, 2005.
LOMBAS, Maria Luiza de S. Há indícios de brain drain no Brasil? Um estudo sobre doutorandos no exterior. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, DF, 1999.
LOMBAS, Maria Luiza. de S. A mobilidade internacional acadêmica: características dos percursos de pesquisadores brasileiros. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, n. 44, p. 308-333, jan/abr 2017. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/15174522-019004413. Acesso 10 mai. 2020.
MADEIRA, Rafael Machado; MARENCO, André. Os desafios da internacionalização: mapeando dinâmicas e rotas da circulação internacional. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 19. Brasília, p. 47-74, jan/abr 2016. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220161903. Acesso 10 abr. 2020.
MOREIRA, Maria Lígia; VELHO, Léa. Pós-graduação no Brasil: da concepção "ofertista linear" para "novos modos de produção do conhecimento" implicações para avaliação. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 625-645, nov. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772008000300002&lng=en&nrm=iso. Acesso 10 abr. 2020.
MUÑOZ, Marie-Claude. Políticas francesas de acolhimento dos estudantes estrangeiros (1970-2002) In: ALMEIDA, Ana Maria F. et. al. Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004, p.188-212.
MUÑOZ, Marie-Claude. De la coopération Nord-Sud à la logique de marché: les politiques françaises d’accueil dês étudiants étrangers. Cahiers du Brésil Contemporain, v. 59/60, n. 57/58, p. 76-107, 2004/2005.
MUÑOZ, Marie-Claude. La mobilité internationale à destination de la France: donnés objectives et expérience existentielle. In: Colóquio Saber e Poder, 2008, Campinas. Faculdade de Educação – UNICAMP.
MUÑOZ, Marie-Claude. La mobilité internationale à destination de la France: objectivation dês parcous et expérience existencielle. Cahiers de La recherche sur l’education et les savoirs. Hors-série, n. 2, p. 157-81, 2009.
MUÑOZ, Marie-Claude. Mobilidade internacional em direção à França: dados objetivos e experiência existencial. In: CANÊDO, Letícia.; TOMIZAKI, Kimi.; GARCIA Jr, Afrânio. Estratégias educativas das elites brasileiras na era da globalização. São Paulo: Hucitec; Fapesp, p. 344-378, 2013.
MUÑOZ, Marie-Claude.; GARCIA, Afrânio. Les étudiants brésiliens en France: parcours intellectuel et inscription académique. Cahiers du Brésil contemporain, v. 57/58-59/60, p. 107-128, 2004-2005.
VELLOSO, Jacques. Pós-graduação: egresso, trabalho e formação no país e no exterior. In: STEINER, João E.; MALNIC, Gerard. (Orgs.) Ensino superior: conceito e dinâmica. São Paulo: USP, p. 177-242, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.