ENTRE A VOCAÇÃO E OS DESAFIOS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.212Abstract
Este artigo analisa as representações sociais do ser docente entre as professoras. O referencial teórico adotado é a Teoria das Representações Sociais. Adotamos esse referencial por valorizar fenômenos sociais que circulam e orientam as ações dos grupos propiciando uma melhor compreensão de sua natureza simbólica. Nosso campo de pesquisa foi a rede municipal de Jaboatão dos Guararapes- PE. Participaram do estudo 20 professoras efetivas que atuam nessa rede de ensino. Como procedimentos de coleta, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e narrativas. A análise de conteúdo orientou a interpretação dos dados. Os resultados apontam que a vocação marca essas representações sociais, no entanto, alguns desafios acompanham a profissão como: a falta de reconhecimento, enfrentamento de várias jornadas de trabalho e baixos salários ganham destaque Nessa representação. Os resultados da pesquisa são mais um alerta para as políticas públicas de modo que elas procurem resgatar a valorização e reconhecimento social do docente.Palavras-chave: Representação Social. Profissão. ProfessorDownloads
How to Cite
SANTOS, P. I. ENTRE A VOCAÇÃO E OS DESAFIOS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 127–148, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.212. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/212. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.