ENTRE A VOCAÇÃO E OS DESAFIOS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.212Resumen
Este artigo analisa as representações sociais do ser docente entre as professoras. O referencial teórico adotado é a Teoria das Representações Sociais. Adotamos esse referencial por valorizar fenômenos sociais que circulam e orientam as ações dos grupos propiciando uma melhor compreensão de sua natureza simbólica. Nosso campo de pesquisa foi a rede municipal de Jaboatão dos Guararapes- PE. Participaram do estudo 20 professoras efetivas que atuam nessa rede de ensino. Como procedimentos de coleta, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e narrativas. A análise de conteúdo orientou a interpretação dos dados. Os resultados apontam que a vocação marca essas representações sociais, no entanto, alguns desafios acompanham a profissão como: a falta de reconhecimento, enfrentamento de várias jornadas de trabalho e baixos salários ganham destaque Nessa representação. Os resultados da pesquisa são mais um alerta para as políticas públicas de modo que elas procurem resgatar a valorização e reconhecimento social do docente.
Palavras-chave: Representação Social. Profissão. Professor
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SANTOS, Patrícia Irene. ENTRE A VOCAÇÃO E OS DESAFIOS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 127–148, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.212. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/212. Acesso em: 6 jun. 2025.
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