O CONHECIMENTO NA ACÇÃO: INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA SOBRE ARTE, APRENDIZAGEM CULTURAL E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BASEADA NA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i23.216Abstract
É confiado ao Estado Português a promoção da democratização da cultura e ao sistema escolar a função essencial de contribuir para a compreensão e preservação do património e a educação patrimonial é uma componente importante da Educação Artística em Portugal. Este artigo explora estratégias utilizadas por estudantes de arte de diferentes cursos em projectos supervisionados pelo Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal. Os projectos aqui descritos tiveram as seguintes finalidades: (1) reflectir sobre educação artística e patrimonial através de revisão de literatura (predominantemente Anglo-Saxónica); (2) desenvolver uma prática reflexiva; e (3) utilizar os princípios fundamentais da investigação educativa. No final apresentam-se algumas conclusões e implicações para a integração da cultura na educação e para um desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Arte. Parimónio. Aprendizagem Cultural. Educação Artística
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MOURA, Anabela. O CONHECIMENTO NA ACÇÃO: INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA SOBRE ARTE, APRENDIZAGEM CULTURAL E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BASEADA NA PRÁTICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 4–26, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v11i23.216. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/216. Acesso em: 17 jun. 2025.
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