DERMEVAL SAVIANI NOTAS PARA UMA RELEITURA DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA

Authors

  • Maria de Lourdes Ribeiro UNIUBE
  • Margarita Victoria Rodríguez UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v1i3.43

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento e as idéias de um autor consagrado no Brasil. A partir de suas idéias a educação brasileira deve ser analisada sob dois diferentes prismas: antes e depois de Dermeval Saviani, tendo em vista o alcance da pedagogia históricocrítica proposta por esse educador: um marco na educação brasileira. Além de sua atuação institucional como acadêmico, pesquisador e escritor, Saviani tem se apresentado como um analista e crítico das políticas educacionais brasileiras demonstrando profunda identificação com a causa educacional e persistência na defesa sistemática da escola pública e da ação pedagógica como instrumentos de libertação dos oprimidos. Com espírito de mestre e com o pensamento multiplicador, Saviani sempre ocupou o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa ensino e pesquisa. Isso faz com que um grande número de estudiosos desperte o interesse pela análise e reflexões que esse educador faz da educação. Nessa esteira, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações educativas de Dermeval Saviani, trazendo à lembrança a proposta desse educador que não só repensou a educação como um caminho para a libertação dos oprimidos, como contextualizou essa proposta.

How to Cite

RIBEIRO, M. de L.; RODRÍGUEZ, M. V. DERMEVAL SAVIANI NOTAS PARA UMA RELEITURA DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 1, n. 3, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v1i3.43. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/43. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)