O MST POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE ENREDAMENTO DA AÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.476Abstract
Este artigo objetiva questionar alguns dos novos aspectos da sistemática de enfrentamento empreendida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nas últimas décadas do século XX e nas primeiras do XXI, em especial, a luta que se convencionou denominar de educação do campo. Uma concepção de escolarização exclusiva para militantes das organizações campesinas, que há uma década vem se materializando no Brasil através da chamada Pedagogia da Terra. Uma licenciatura em Pedagogia que visa formar professores para atuar com educação básica em assentamentos de reforma agrária. Busca-se compreender, a partir do estudo de tal experiência formativa, o fenômeno da institucionalização dos movimentos sociais e seus reflexos sobre ação dos sujeitos sociais.References
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; tab-stops: 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">ALVES, Wanderson F., Quando ensinar não é o mais importante. 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Petrópolis, RJ: Vozes, 2000</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman;">CRUZ, José Adelson da, O movimento social e a escola: Da criação passada à invenção necessária. EccoS, São Paulo v. II, nº I, p. 57 – 75, jan/jun. 2009.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">___________________, O pulso ainda pulsa? Movimentos sociais, cultura política e educação em tempos sombrios. 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São Paulo: Cortez, 1996.</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">GOHN, Maria da Glória, Mídia, Terceiro setor e MST: impactos sobre o futuro das cidades e do campo – Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">___________________, Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização – São Paulo: Cortez, 1997</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">GRAMSCI, Antônio, Concepção dialética da história, 8º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. </span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-size: 10pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"> </span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">MAGALHÃES, Álcio Crisóstomo, Terra, escola e educação: a novidade na marcha do MST – Goiânia: UFG, 2009. (Dissertação de mestrado)</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><span style="font-size: 10pt;"><span style="font-family: Times New Roman;"> </span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm; mso-outline-level: 1;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;">MÉSZÁROS, Istvan. O desafio e o fardo do tempo histórico. 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(Relatório Final de Pesquisa)</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; margin: 6pt 0cm;"><strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: small;"> </span></strong></p><p class="MsoEndnoteText" style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: x-small;"> </span></p><p class="MsoEndnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: Times New Roman; font-size: x-small;"> </span></p>
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Published
2012-05-25
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MAGALHÃES, Álcio C. O MST POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE ENREDAMENTO DA AÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 7–23, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v11i24.476. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/476. Acesso em: 22 dec. 2024.
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