Uso das TIC em escolas de computação: relações entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.526Abstract
O presente artigo aborda as relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação. A questão central se insere em uma problemática em torno da utilização das TIC nas práticas educacionais em escolas destinadas ao ensino da computação. Trata-se do relato de parte de um estudo que teve por objetivo compreender as relações existentes entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas técnicas junto a um grupo de alunos de um Curso de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O relato aqui apresentado trata da análise quantitativa do referido estudo, e se apóia em autores como: Castells (1999), Dowbor (2001), Lèvy (1996), Oliveira et all (2004), Ribeiro (2007) e Silva (2006). Os resultados desta pesquisa nortearam pistas indicadoras que podem contribuir para a redução da distância entre o que é apreendido na sala de aula e a sua aplicação na sociedade.References
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PORTARIA Nº 10, de 28 de julho de 2006. Aprova em extrato o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_port10.pdf. Acessado em: 04 mar. 2010.
CASTELLS, M. O poder da identidade – A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ : Vozes, 2001.
LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo, SP: Editora 34, 1996. 160 p.
LEVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1998.
OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagens. In: COSTA, J. W., OLIVEIRA, M. A. M. (orgs). Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
RIBEIRO, A. E. Ler na tela – Letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 4ª edição. - Rio de Janeiro, RJ: Quartet, 2006.
TOMASI, Antônio et al. Da qualificação à competência. 1. Ed.Campinas, SP: Papirus, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.