Uso das TIC em escolas de computação: relações entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.526Abstract
O presente artigo aborda as relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação. A questão central se insere em uma problemática em torno da utilização das TIC nas práticas educacionais em escolas destinadas ao ensino da computação. Trata-se do relato de parte de um estudo que teve por objetivo compreender as relações existentes entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas técnicas junto a um grupo de alunos de um Curso de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O relato aqui apresentado trata da análise quantitativa do referido estudo, e se apóia em autores como: Castells (1999), Dowbor (2001), Lèvy (1996), Oliveira et all (2004), Ribeiro (2007) e Silva (2006). Os resultados desta pesquisa nortearam pistas indicadoras que podem contribuir para a redução da distância entre o que é apreendido na sala de aula e a sua aplicação na sociedade.Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PORTARIA Nº 10, de 28 de julho de 2006. Aprova em extrato o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_port10.pdf. Acessado em: 04 mar. 2010.
CASTELLS, M. O poder da identidade – A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ : Vozes, 2001.
LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo, SP: Editora 34, 1996. 160 p.
LEVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1998.
OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagens. In: COSTA, J. W., OLIVEIRA, M. A. M. (orgs). Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
RIBEIRO, A. E. Ler na tela – Letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 4ª edição. - Rio de Janeiro, RJ: Quartet, 2006.
TOMASI, Antônio et al. Da qualificação à competência. 1. Ed.Campinas, SP: Papirus, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.