Uso das TIC em escolas de computação: relações entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem.

Authors

  • Gilmar Luiz Borba Centro Universitário UNA
  • Áurea Guimarães Thomazi Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v12i25.526

Abstract

O presente artigo aborda as relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação. A questão central se insere em uma problemática em torno da utilização das TIC nas práticas educacionais em escolas destinadas ao ensino da computação. Trata-se do relato de parte de um estudo que teve por objetivo compreender as relações existentes entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas técnicas junto a um grupo de alunos de um Curso de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O relato aqui apresentado trata da análise quantitativa do referido estudo, e se apóia em autores como: Castells (1999), Dowbor (2001), Lèvy (1996), Oliveira et all (2004), Ribeiro (2007) e Silva (2006). Os resultados desta pesquisa nortearam pistas indicadoras que podem contribuir para a redução da distância entre o que é apreendido na sala de aula e a sua aplicação na sociedade.

Author Biographies

Gilmar Luiz Borba, Centro Universitário UNA

Gilmar Luiz de BorbaÚltima Titulação: MestradoEndereço para acessar CV:http://lattes.cnpq.br/5844092895082552Endereços:Campus Barro PretoRua Goitacazes, 1159,Bairro Barro PretoBelo Horizonte - MG(31) 3508-6600CEP 30190-051

Áurea Guimarães Thomazi, Centro Universitário UNA

Áurea Regina Guimarães Thomaziaureagt@gmail.comEndereço para acessarCV: http://lattes.cnpq.br/4280373368659152Última Titulação: DoutoradoEndereço:Rua Aimorés, 1451,Bairro LourdesBelo Horizonte - MG(31) 3235-7300CEP 30140-071

References

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PORTARIA Nº 10, de 28 de julho de 2006. Aprova em extrato o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_port10.pdf. Acessado em: 04 mar. 2010.

CASTELLS, M. O poder da identidade – A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis, RJ : Vozes, 2001.

LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo, SP: Editora 34, 1996. 160 p.

LEVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1998.

OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagens. In: COSTA, J. W., OLIVEIRA, M. A. M. (orgs). Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

RIBEIRO, A. E. Ler na tela – Letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 4ª edição. - Rio de Janeiro, RJ: Quartet, 2006.

TOMASI, Antônio et al. Da qualificação à competência. 1. Ed.Campinas, SP: Papirus, 2004.

Published

2012-12-28

How to Cite

BORBA, G. L.; THOMAZI, Áurea G. Uso das TIC em escolas de computação: relações entre a tecnologia, o educador e o educando, no processo de ensino-aprendizagem. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 41–59, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v12i25.526. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/526. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Articles